O emprego de ferramentas de tecnologias de dados na avaliação dos serviços e tomadas de decisão: Um estudo de caso do Serviço de Informação ao Cidadão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Autores

  • Naiara Oliveira

Resumo

O Serviço de Informação ao Cidadão é o setor dentro da Ouvidoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) responsável pelo atendimento dos pedidos de acesso à informação, previstos na Lei 12.527 de 18 de novembro de 2011. Por meio dele, o cidadão pode exercer a cidadania exercitando o controle social, solicitando informações aos órgãos públicos. Diante disso, as informações solicitadas por transparência passiva são dados relevantes para que o ministério possa executar ações de transparência ativa. Entretanto, para que isso aconteça é importante que estas informações das solicitações estejam organizadas e sistematizadas. Portanto, este trabalho tem por objetivo analisar o emprego de ferramentas de tecnologias de dados (foco em Business Intelligence) no Serviço de Informação ao Cidadão do MAPA, no ano de 2022, como ferramenta para gerar conhecimento e para tomada de decisão.

Biografia do Autor

  • Naiara Oliveira

    Graduada em Agronomia e Pós-Graduada em Ouvidoria Pública. É servidora pública desde 2009, no cargo de Engenheira Agrônoma do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA. Ocupou cargo de Chefe de Serviço e Chefe de Divisão do Serviço de Informação ao Cidadão e Ouvidora Substituta no MAPA no período de 2020 a 2022 e, desde 2023, é Coordenadora de Transparência e Acesso à Informação no Ministério das Cidades.

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Publicado

07/11/2023