O Visual Law como instrumento de simplificação da linguagem administrativa nas respostas de manifestação em ouvidorias públicas: proposta de modelo
Palabras clave:
administração pública, comunicação institucional, manifestações de ouvidoria, visual law, linguagem simplesResumen
Proposição do Visual Law associada à linguagem simples nas respostas ao cidadão manifestante de uma Ouvidoria Pública Federal. Apresenta proposta do uso de elementos gráficos, ícones, diagramas e infográficos, da técnica Visual Law, alinhado à linguagem simples, nas respostas às manifestações de Ouvidoria, visando conteúdos acessíveis e compreensíveis, independentemente do nível de instrução do cidadão. Tem como objetivo geral efetivar o uso do Visual Law em associação com a linguagem simples para facilitar a comunicação administrativa nas respostas de manifestação de Ouvidoria, do tipo solicitação. Trata-se de estudo exploratório, com método indutivo, abordagem qualitativa, pautado na pesquisa bibliográfico-documental e análise descritiva, voltado à Ouvidoria Pública Federal. A aplicação do Visual Law propiciará a desburocratização da comunicação entre a Instituição e o manifestante, aumentando a transparência e a efetividade no atendimento. Espera-se que a adoção da proposta melhore a eficácia das respostas, promovendo maior transparência e satisfação dos manifestantes das Ouvidorias.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2026 Cadernos Tecnicos da CGU

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los Cadernos da CGU sigue a la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY), que permite que los trabajos publicados se usen y compartan, siempre dando crédito a los autores y origen.
La presentación de la propuesta implica un compromiso de no enviarla a otra revista y autoriza, si se aprueba, su publicación.Destacamos algunos puntos esenciales y no exhaustivos relacionados:
- La presentación de la propuesta también implica que el (los) autor (es) está (n) de acuerdo con la publicación, sin resultar en remuneración, reembolso o compensación de ningún tipo.
- Los textos publicados son responsabilidad de los autores y no representan necesariamente la opinión de la revista.
- La responsabilidad por cualquier plagio es responsabilidad del (de los) autor (es).
- La persona responsable de la presentación declara, bajo las sanciones de la Ley, que la información sobre la autoría del trabajo es completa y correcta.