Transparência no Campo da Administração Pública: um estudo na produção científica dos programas de pós-graduação brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.36428/revistadacgu.v12i21.162Resumo
As demandas por transparência pública têm sido ampliadas, em decorrência do reconhecimento de sua importância como instrumento de fortalecimento do controle social, accountability e governança. Buscando compreender como a temática vem sendo estudada nos cursos de pós-graduação brasileiros do campo da administração pública, o presente estudo mapeou a produção científica no período de 2008 a 2018, quanto ao contexto em que os estudos foram realizados e quanto aos temas abordados junto com a temática da transparência. Constatou-se que os estudos foram realizados após a vigência da Lei de Acesso à Informação - LAI, e estão vinculados majoritariamente a programas de mestrado, em especial na modalidade profissional. As instituições localizadas na Região Sudeste foram responsáveis por cerca de 50% da produção do período, com destaque para as instituições do Rio de Janeiro. A transparência foi estudada sempre com outras temáticas, principalmente com a LAI, Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC, Governança, Accountability e Participação, o que evidenciou seu caráter instrumental como elemento integrador de temáticas essenciais para a construção de governança alinhada com os interesses da sociedade.
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