A Revista da CGU lança sua 22ª edição com o dossiê "Accountability e Controle em Contexto de Pandemia"

2020-12-30

A Revista da CGU lança sua 22ª com o dossiê "Accountability e Controle em Contexto de Pandemia", disponível pelo menu Atual. Esta edição e sua disponibilização a partir do novo portal da Revista estão compreendidos no projeto de fortalecimento da gestão e do processo editorial da Revista, iniciado em 2020, que prevê o aprimoramento de seu plano editorial para internacionalização e promoção da pesquisa científica a partir da maior interlocução entre os campos científico e profissional.

Esta nova edição conta com 12 artigos. Os três primeiros são oriundos do fluxo contínuo e abordam ações e resultados de controle social no nível municipal, critérios de ponderação entre o acesso à informação e a proteção de dados pessoais e a aplicação da ciência de dados para auditoria. Os dois seguintes compõem o dossiê Controle Governamental, Prevenção e Combate da Corrupção e analisam as mudanças institucionais no sistema de controle interno do Poder Executivo federal, bem como a eficiência do modelo de contratação de execução indireta de serviços baseado na prestação e remuneração mensuradas por resultados.

Os sete artigos finais compõem o dossiê "Accountability e Controle em Contexto de Pandemia", sob a coordenação científica dos professores Frederico Lustosa da Costa (UFF) e Eduardo José Grin (EAESP/FGV). Profissionais e pesquisadores que têm na accountability e no controle o foco de sua atuação e estudos sabem que há uma permanente tensão entre a tempestividade de entregas, a eficiência da ação pública e a efetividade dos controles, o que se agrava em momentos de crise. Desafio semelhante se impõe à tarefa de investigar e produzir evidências e conhecimentos sobre fatos emergentes, sem que o recuo do tempo permita oferecer séries históricas consistentes, leituras diversificadas, inferências sólidas e análises aprofundadas. Com este dossiê, a Revista da CGU oferece uma oportunidade para reflexão, debate e interlocução entre os campos científico e profissional sobre temas relacionados à accountability e ao controle no contexto da pandemia.

Os editores especiais convidados gravaram vídeos que explicam a importância do dossiê e que convidam pesquisadores e profissionais a conhecerem o editorial e os trabalhos a ele relacionados, acessíveis pelo perfil da CGU no Youtube:

Vídeo Prof. Frederico Lustosa da Costa: https://youtu.be/8UwQBOczdRg

Vídeo Prof. Eduardo José Grin: https://youtu.be/KkL9u9954R0

Fica o convite às leitoras e leitores para que conheçam e aproveitem os trabalhos apresentados por esta edição e seus dossiês especiais, neste momento único tanto para revisitação quanto para o primeiro contato com abordagens, desafios, experiências e propostas sobre temas tão caros para a sociedade e a administração pública.