Chamada pública n° 01/2021- Cadastro para revisores acadêmicos da Revista da CGU

1. A Revista da CGU torna pública a Chamada n° 01/2021 com a finalidade de convidar professores da comunidade acadêmica nacional e internacional a comporem o cadastro de revisores da Revista.

2. O cadastro de revisores tem como finalidade prover pesquisadores para a avaliação de caráter voluntário, portanto, sem remuneração, de artigos submetidos ao referido periódico, conforme normas de submissão estabelecidas pela revista.

3. A Revista da CGU (ISSN 2595-668X) é um periódico científico publicado pela Controladoria-Geral da União (CGU), voltado à difusão e à promoção do conhecimento e da pesquisa nos seguintes temas: accountability; políticas anticorrupção; controle interno ; auditoria pública; governança; gestão de riscos; correição; responsabilização administrativa de pessoas jurídicas; transparência;  controle social; integridade; ética pública; ouvidoria; participação social;  prevenção e combate à corrupção. Atualmente, a Revista atende aos critérios para classificação no estrato B1 da Qualis, adotados na última avaliação de periódicos da Área-Mãe de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo da Capes/MEC. No quadriênio 2013-2016, a Revista foi classificada no estrato B4 do Qualis (CAPES). Foi também admitida na base Spell (Scientific Periodicals Eletronic Library) em 2020. O Corpo de Avaliadores da Revista da CGU é composto por pesquisadores, mestres e doutores, com produção científica consolidada nas temáticas relacionadas ao periódico.

4. As inscrições deverão ser realizadas, no período de 26/03/2021 a 10/05/2021, por meio do envio de mensagem eletrônica ao seguinte endereço: chamadarevisores@cgu.gov.br.

5. Para se inscreverem, os candidatos deverão preencher os seguintes requisitos:

a. possuir a titulação de Mestre ou Doutor com produção acadêmica em áreas afins à temática da revista.

b. encaminhar endereço eletrônico do currículo atualizado, LATTES(se brasileiro) ou ORCID (para pesquisadores estrangeiros)

6. Ao realizar o cadastro, o revisor estará se disponibilizando a realizar até dois pareceres por ano.

7. Após a conclusão desse período, até o dia 09/06/2021, a equipe da Revista informará aos candidatos, por e-mail, se houve a efetivação ou não do cadastro, e indicará as razões nos casos de não realização do cadastramento. A partir dessa data, os pesquisadores já poderão ser convidados para apreciarem artigos.

8. A tarefa de revisão será voluntária, não caracterizará vínculo empregatício de qualquer natureza, não havendo previsão de bolsas ou de proventos de quaisquer espécies.

9. O pesquisador cadastrado poderá se desvincular da Revista a qualquer tempo, sem que, para isso, seja necessário apresentar justificativas.

10.  A Revista da CGU se reserva o direito de publicar no seu sítio e nas suas edições os nomes dos revisores cadastrados.

11. As dúvidas em relação a este processo poderão ser sanadas pelo e-mail chamadarevisores@cgu.gov.br.

Brasília, 26 de março de 2021.

 

Daniel Matos Caldeira

Editor-Chefe da Revista da CGU