Implementação dos Conselhos de Usuários dos Serviços Públicos no Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR)

Autores

  • Juliana Frazão Campos

Resumo

Estão cadastrados atualmente 4.814 serviços em um universo de 204 órgãos e entidades federais no Portal de Serviços do Ministério da Economia (ME). Isso significa que o Estado está cada vez mais próximo do cidadão, sinalizando que a democracia tem espaço para se fortalecer. Mas apenas ofertar serviços não é suficiente. Eles devem ser lastreados por qualidade e estar acessíveis às mudanças que o mundo moderno impõe. A avaliação de serviços tem sido uma importante ferramenta nesse sentido, uma vez que permite ao gestor público direcionar seus esforços ao bem comum. Para tanto, a Plataforma Virtual dos Conselhos de Usuários de Serviços Públicos surgiu como uma nova ferramenta de avaliação que coloca as ouvidorias públicas, os gestores e a sociedade, na figura dos conselheiros, como atores centrais para o robustecimento da participação social e da democracia. Este artigo propôs resgatar a implementação dos Conselhos de Usuários de Serviços Públicos pela Ouvidoria-Geral do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) apoiada pela utilização Guia Metodológico da CGU, além de analisar a adequação da metodologia para o público-alvo do órgão.

Biografia do Autor

  • Juliana Frazão Campos

    Pós-Graduada em Ouvidoria Pública e Graduada em Psicologia. Coordenadora de Ouvidoria e Controle Social e Ouvidora substituta na Ouvidoria do Ministério das Cidades. No mesmo órgão, ocupou os cargos de Assessora Técnica Especializada e Coordenadora de Benefícios Substituta na Coordenação
    Geral de Recursos Humanos. Anteriormente, foi servidora do Banco do Brasil e do Itamaraty. Lattes 

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Publicado

07/11/2023