A ciência da CGU: perfil de profissionais da Controladoria-Geral da União e sua produção acadêmica em vinte anos
Resumen
Por meio de análise bibliométrica, estudou-se a produção científica de profissionais da Controladoria-Geral da União (CGU) com Mestrado ou Doutorado, publicada ao longo dos seus primeiros vinte anos de existência como órgão responsável pelo controle da gestão pública federal. Foram examinadas 238 dissertações, 37 teses de doutorado e cerca de 1.200 trabalhos acadêmicos, com mais de 6.500 citações capturadas pelo Google Scholar, incluindo análises sobre a Revista da CGU. A análise e categorização dessa produção revelou ser possível identificar agendas de interesses e características próprias, que permitem enquadrá-la como uma comunidade epistêmica voltada para a pesquisa aplicada em questões relacionadas às macro--funções da Controladoria-Geral da União. Os principais temas de interesse pesquisados por profissionais da CGU evoluíram ao longo do tempo, em ressonância com a trajetória da casa. A produção acadêmica apresentou indicadores bibliométricos promissores em termos de quantidade, impacto e variedade temática. A Revista da CGU desempenha um papel importante na divulgação do conhecimento produzido, tanto interno quanto em colaboração com outras comunidades científicas. Esses resultados indicam uma evolução positiva da “ciência da CGU”, fortalecendo a interação entre academia e setor público e promovendo o ethos científico dentro do órgão.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Cadernos Tecnicos da CGU
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los Cadernos da CGU sigue a la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY), que permite que los trabajos publicados se usen y compartan, siempre dando crédito a los autores y origen.
La presentación de la propuesta implica un compromiso de no enviarla a otra revista y autoriza, si se aprueba, su publicación.Destacamos algunos puntos esenciales y no exhaustivos relacionados:
- La presentación de la propuesta también implica que el (los) autor (es) está (n) de acuerdo con la publicación, sin resultar en remuneración, reembolso o compensación de ningún tipo.
- Los textos publicados son responsabilidad de los autores y no representan necesariamente la opinión de la revista.
- La responsabilidad por cualquier plagio es responsabilidad del (de los) autor (es).
- La persona responsable de la presentación declara, bajo las sanciones de la Ley, que la información sobre la autoría del trabajo es completa y correcta.