Sobre a Revista

Missão e Escopo

Os Cadernos Técnicos da CGU são publicações de natureza técnico-profissional, promovidas e disseminadas em edições especiais pela Controladoria-Geral da União (CGU).  Este periódico foi inaugurado em 2021, no intuito de servir como espaço para publicações institucionais da CGU.

A missão deste periódico é aprimorar a administração pública em benefício da sociedade, pela difusão e promoção do conhecimento e experiências profissionais aplicadas nos seguintes temas: accountability e políticas anticorrupção; controle interno e auditoria pública; governança e riscos; correição e responsabilização administrativa; transparência e controle social; integridade e ética pública; ouvidoria e participação social; e prevenção e combate à corrupção. 

Os Cadernos Técnicos da CGU são, portanto, um periódico institucional que, por sua natureza, diferencia-se da Revista da CGU. Enquanto a Revista da CGU é um periódico acadêmico que se dedica rigorosamente a disseminar novas pesquisas com observância ao método científico, submetida ao processo de revisão duplo-cego, os Cadernos Técnicos da CGU visam divulgar à sociedade experiências e boas práticas profissionais nos assuntos de competência da Controladoria-Geral da União. 

Estamos abertos para conhecer as suas experiências pela submissão de artigos escritos em português, inglês e espanhol. Nossas políticas editoriais e as diretrizes de submissão estão igualmente disponíveis nessas três línguas.

 

Processo de Avaliação 

As Diretrizes para Autores e as chamadas de artigos das edições especiais deste periódico apresentam orientações para submissão dos artigos. Estas diretrizes afirmam o comprometimento dos Cadernos Técnicos da CGU com padrões éticos, diretrizes da gestão institucional e valores técnicos-profissionais para atuação dos autores, editores e avaliadores, bem como para a garantia da qualidade dos trabalhos publicados.

O Processo de Avaliação é iniciado com o recebimento do artigo que é analisado, em formato de desk review, pelo editor ou avaliador responsável. Avalia-se a relevância do trabalho frente à Missão e Escopo do periódico, dentre outros critérios estabelecidos pela chamada de artigos da edição especial para que o artigo foi submetido.

Neste estágio, os avaliadores podem rejeitar contribuições que não estejam próximas às fronteiras temáticas do periódico ou que não respeitem os princípios e orientações básicas da chamada de artigos. 

Após a aprovação dos avaliadores, a contribuição passará por um processo de edição de cópias, incluindo verificação da bibliografia e idioma. Esta etapa pode envolver esclarecimentos adicionais dos autores e sugestões de adequações do artigo às normas gramaticais. Os artigos serão publicados em formato eletrônico no site dos Cadernos Técnicos da CGU e repositórios associados.

 

Periodicidade

Os Cadernos Técnicos da CGU adotam modalidade de publicação continuada e de edições especiais sobre temas específicos e relevantes.

 

Política de Acesso Livre

Os Cadernos Técnicos da CGU adotam Política de Acesso Livre, que estabelece que todos os trabalhos aprovados para publicação sejam disponibilizados de forma gratuita e permanente, em sua integralidade e sem a obrigatoriedade de cadastramento prévio.

Viabilizamos o o acesso tanto às edições e quanto a cada um dos trabalhos publicados por meio de endereços eletrônicos e arquivos PDF próprios. 

Desta forma, permite-se a leitura, download, cópia, compartilhamento, impressão, pesquisa ou referenciação dos trabalhos publicados sem a necessidade de permissão prévia dos autores e editores, observada a Declaração de Direitos Autorais desta Revista.

 

PARA OS AUTORES:

  • As contribuições devem apresentar uma discussão objetiva sobre o significado do trabalho, contendo introdução, objetivo, desenvolvimento e conclusão, bem como detalhes suficientes e referências. 
  • Os autores devem garantir que seu trabalho é inteiramente original e que as citações de trabalhos são adequadamente apresentadas. O plágio em todas as suas formas constitui comportamento antiético e é inaceitável. Afirmações dotadas de fraude ou imprecisões também constituem comportamento antiético, sendo inaceitáveis.
  • Os autores não devem submeter contribuições que estejam sob avaliação à consideração de outros periódicos.
  • O autor responsável pela submissão deve garantir que há aceitação completa de todos os coautores sobre a versão final do artigo e de sua submissão para publicação.

BREVE HISTÓRICO DO PERIÓDICO

Os Cadernos Técnicos da CGU foram criados em 2021, com o objetivo de atender o interesse da Controladoria-Geral da União em desenvolver uma revista com publicações institucionais, de natureza técnico-profissional, sem se preocupar tão rigorosamente com o método científico, ou com o processo de revisão duplo-cega, a que uma revista acadêmica deve ser submetida e avaliada.