Controladoria-Geral da União publica periódico especial sobre a 12ª ICIC

04/18/2022

A Controladoria-Geral da União publica a edição especial do periódico Cadernos Técnicos da CGU, que é dedicada aos temas relacionados à 12ª Conferência Internacional de Comissários de Acesso à Informação (ICIC). A íntegra da nova publicação já está disponível para leitura no endereço https://revista.cgu.gov.br/Cadernos_CGU/issue/view/40.

A edição de 2021 do ICIC teve o Brasil como anfitrião e foi organizada pela CGU. O formato integralmente virtual da conferência, a primeira a ser realizada nesse modelo, foi muito bem acolhido e possibilitou ampliar o alcance das discussões e o compartilhamento de experiências relacionadas à garantia e promoção do direito de acesso à informação sob as mais diversas realidades globais.

O evento contou com um significativo número de participantes e foi realizado em um conjunto de oito webinários temáticos distribuídos ao longo do ano e que também incluiu workshops, uma reunião com a sociedade civil e uma sessão específica com os comissários do ICIC, ocasião em que foram aprovadas duas resoluções: “ICIC Strategic Priorities 2021-2024” e “Proactive publication of information relating to the COVID-19 pandemic”.

Para adensar ainda mais o profícuo debate ocorrido no decorrer do ICIC 2021 em temas atuais e relevantes relacionados à Garantia do Direito de Acesso à Informação, essa edição dos Cadernos Técnicos da CGU traz um conjunto de cinco trabalhos selecionados pela Ouvidoria-Geral da União a partir de uma chamada pública de trabalhos, parte integrante da programação do evento.

Cadernos Técnicos

Os Cadernos Técnicos são publicações de natureza técnico-profissional, que visam divulgar à sociedade as experiências e boas práticas profissionais nos assuntos de competência do Órgão. A missão aprimorar a administração pública, pela difusão e promoção do conhecimento aplicado aos seguintes temas: accountability e políticas anticorrupção; controle interno e auditoria pública; governança e riscos; correição e responsabilização administrativa; transparência e controle social; integridade e ética pública; ouvidoria e participação social; e prevenção e combate à corrupção.