Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição atende e os autores concordam com as disposições das Políticas Editoriais, em especial sobre a Missão e Escopo, Ética da Publicação, Processo de Avaliação pelos Pares, Declaração de Direitos Autorais e Política de Acesso Livre.
  • A contribuição é original e não foi e nem será submetida para publicação em outros periódicos. Nos casos de publicação anterior em Anais de eventos, somente serão admitidos trabalhos que contenham avanços substanciais em relação à versão apresentada em eventos.
  • A contribuição tem cinco autores ou menos, tendo sido para todos informado o nome, a afiliação atual, o e-mail, o endereço eletrônico do currículo Lattes, ou outro CV, e o ID ORCID.
  • A contribuição apresenta, em português, inglês e espanhol, um título, um resumo de até 300 palavras e de três a cinco palavras-chave.
  • A contribuição é composta por arquivos separados de "folha de rosto" e "corpo do texto", os dois em formato DOC, DOCx ou RTF, que não ultrapassam 10 MB.
  • O arquivo de "corpo do texto" NÃO CONTÉM nenhuma informação que permita a identificação de quaisquer dos autores.
    Clique aqui para acessar orientação para remoção de informações de identificação de autores em arquivos DOC, DOCx ou RTF.
  • A "folha de rosto" e o "corpo do texto" foram elaborados em folha formato A4 (210 x 297mm), fonte Garamond, tamanho 12, espaço entre linhas 1,5 e margens superior e inferior de 2,5 cm e  esquerda e direita de 3 cm.
  • As páginas do "corpo do texto" são numeradas no canto superior direito.
  • Os conteúdos das células das tabelas são apresentados em fonte Garamond, tamanho 10, que são acompanhadas de cabeçalho, notas e indicações das fontes dos dados, de maneira que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto.
  • As citações diretas e indiretas seguem o critério autor/data, por exemplo, Dimaggio e Powell (1991), (DIMAGGIO E POWELL, 1991) ou Dimaggio e Powell (1991, p.34), conforme o caso.
  • As citações diretas indicam a página da obra, as citações diretas com até três linhas estão no próprio texto entre aspas e as com mais de três linhas estão destacadas com recuo de quatro centímetros da margem esquerda e fonte tamanho 10, sem aspas, conforme a NBR 10520:2002 da ABNT.
  • Os anexos e apêndices são utilizados somente para apresentação de listas, estatísticas e outros elementos de suporte indispensáveis para o entendimento do texto. 

Diretrizes para Autores

 DIRETRIZES E POLÍTICAS EDITORIAIS

Sobre as diretrizes, destaca-se, em primeiro lugar, a importância da leitura das Políticas Editorias, em especial sobre o Foco e Escopo, Ética da Publicação, Processo de Avaliação pelos Pares, Erratas e Retratações, Declaração de Direitos Autorais e Política de Acesso Livre, disponíveis pelos menus Sobre a Revista e Submissões.

Informamos que a Revista recebe contribuições exclusivamente por meio de seu sistema de processo editorial, disponível pelo endereço eletrônico http://gov.br/cgu/revista. As contribuições devem ser originais e não devem ter sido submetidas para consideração de outros periódicos. Nos último dois anos, o tempo médio tanto para avaliação quanto para publicação foi de 6 meses.

Sobre os idiomas aceitos, as contribuições podem ser redigidas em Português, Inglês ou Espanhol. Os trabalhos aprovados para publicação deverão ter na sua versão final o título, resumo e palavras-chave nestes três idiomas, obrigatoriamente. Será atribuído um DOI específico aos trabalhos publicados.

Ressaltamos que o número máximo de autores por trabalho é de 5 (cinco) e que não são permitidas alterações na autoria dos artigos após a etapa desk review. Para cada um dos autores devem ser informados os endereços eletrônicos do Currículo Lattes ou de outro CV, e do ID ORCID, além da afiliação atualizada. Alerta-se que um mesmo autor não pode figurar no rol de autores em mais de dois trabalhos publicados por volume.

As contribuições devem ainda observar os itens sobre Formatação e Apresentação e as Condições para Submissão, apresentadas a seguir, sendo essencial que o corpo do texto das contribuições submetida não contenha informação que possa levar à identificação dos autores. Clique aqui para acessar orientação para remoção de informações de identificação de autores em arquivos DOC, DOCx ou RTF.

 

FORMATAÇÃO E APRESENTAÇÃO DAS CONTRIBUIÇÕES

Tamanho

  • Artigos: até 7 mil palavras, incluindo referências, gráficos e tabelas.
  • Traduções: até 7 mil palavras, incluindo referências, gráficos e tabelas, elaboradas a partir de artigo ou capítulo de livro de reconhecida importância para o conhecimento e pesquisa nos temas da Revista.
  • Resenhas: até 3 mil palavras, incluindo referências, tabelas e gráficos, elaboradas a partir de livros publicados até 2 anos antes da submissão.
  • Relatórios de Pesquisa: até 2 mil palavras, incluindo referências, tabelas e gráficos.

Formatação

  • A folha de rosto e o corpo do texto da contribuição devem ter sido elaborados por meio de processador de texto, em format DOC, DOCx ou RTF.
  • A fonte utilizadas na folha de rosto e no corpo do texto deve ser a Garamond, tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5.
  • Notas de rodapé podem ser utilizadas com moderação, quando forem estritamente necessárias para elucidação de uma explicação ou fonte de informação.
  • Gráficos e tabelas devem ser elaborados por meio de processador de planilha eletrônica, no formado XLS ou XLSX. 
  • Figuras devem ser elaboradas por meio de processador de desenho, no formato JPG, PNG ou TIFF.
  • Tabelas, gráficos e figuras, no corpo do texto, devem ser numeradas e conter a descrição do seu conteúdo em sua parte superior. Abaixo, deve-se indicar notas e fontes. Não se deve utilizar itálico ou negrito na marcação. As legendas das tabelas precisam constar em fonte Garamond tamanho 11.

Referências bibliográficas

  • No corpo do texto da contribuição, bem como nas tabelas, gráficos e ilustração, as citações diretas e indiretas feitas a outras obras devem seguir disposições da ABNT NBR 10520:2002, como, por exemplo (FIGUEIREDO, 9999) no caso de citações indiretas, ou (FIGUEIREDO, 9999, p. 99), no caso de citações diretas.
  • As referências devem ser incluídas no final do texto do corpo, começando em página separada e não numerada, em ordem alfabética, observando a ABNT NBR 6023:2018, de acordo com as seguintes orientações e exemplos:
  1. Livros: DERRIDAS, Jacques. Força de lei. São Paulo, WMF Martins Fontes, 2010.
  2. Livros organizados/editados: FIGUEIREDO, Marcus (Ed.) Vida em Saturno. In: Via Lactea. Rio de Janeiro, Editora Plutão, 9999.
  3. Capítulo de livro: SILVA, Arnaldo. Procurando estrelas. In: Vida em Saturno, ed. FIGUEIREDO, Marcus. Rio de Janeiro, Editora Plutão, 9999.
  4. Artigo em periódico científico: CASAREZ. Nicole B. Furthering the accountability principle in privatizes federal corrections: the need for Access to private prison records. University of Michigan Journal of Law Reform, vol. 28, n. 2, 1995.
  5. Artigo aceito em periódico, porém ainda não publicado em periódico científico: No texto, citar Diniz (2016, no prelo)
  6. Texto de jornks: SOBRENOME, nome do autor do artigo. Título do artigo. Título do jornal, cidade, local, dia, mês e ano da publicação. Página de início e final da citação
  7. Entrevista: SOBRENOME, nome do entrevistado. Título da entrevista. Nome do entrevistado. Data (dia, mês e ano), localidade da entrevista, número de páginas da entrevista ou duração.
  8. Trabalho apresentado em congresso: CULAU, A.; FORTIS, M.  Transparência e controle social na administração pública brasileira: avaliação das principais inovações introduzidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal. In: XI Congresso CLAD, 7-10 nov, 2006, Ciudad de Guatemala, Guatemala. Anais. Ciudad de Guatemala: CLAD, 2006.
  9. Dissertação de mestrado ou de tese de doutorado: STABILE, M. Democracia eletrônica para quem? Quem são, o que querem e como os cidadãos avaliam o Portal da Câmara dos Deputados.  2012. 185 p. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Instituto de Ciência Política, Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

Documentos para submissão

  • A folha de rosto, o corpo do texto, as tabelas, os gráficos e as figuras devem ser enviadas em arquivos separados e nomeadas de acordo com seu conteúdo. 
  • Na plataforma de envio, cada documento pode ser carregado de acordo com sua categoria. Observações:
  1. A folha de rosto deve identificar os autores com nome, afiliação, e-mail, endereço eletrônico do currículo Lattes ou outro CV, ID ORCID, cidade, Estado e país. Deve também incluir um currículo abreviado de cada autor, com sua formação acadêmica e atuação profissional.
  2. Os resumos devem ter até 300 palavras, existindo um campo específico para o resumo na plataforma de envio.
  3. Aceitam-se até cinco descritores (palavras-chave), existindo um campo específico para eles na plataforma de envio.
  4. O corpo do texto NÃO DEVE conter nenhuma informação que permita a identificação de quaisquer dos autores.

Artigos

A Revista publica trabalhos em português, inglês ou espanhol, desde originais e inéditos e relacionados aos tópicos de interesse da Revista.

Desafios da regulação na melhoria do Estado

As políticas e diretrizes para apresentação dos trabalhos para este Dossiê Especial são:

  • os trabalhos deverão observar e contribuir para o objetivo e temas desse dossiê;
  • as contribuições podem ser redigidas em português, inglês ou espanhol, sendo obrigatória a apresentação do título, resumo e de até cinco palavras-chaves nesses três idiomas;
  • Observação importante: quando da submissão para esta chamada, deverá ser indicada a seção Dossiê Especial “Desafios da regulação na melhoria do Estado”, marcando-se esse campo específico na caixa de seleção designada “seção”
  • Os artigos científicos deverão conter até 7.000 palavras, sendo obrigatório: i) o ineditismo; ii) a apresentação clara e consistente da metodologia, da pergunta e dos objetivos da pesquisa;
  • os ensaios revisionais deverão conter até 4.000 palavras e deverão estar focados em temática empírica ou teórica específica e de relevo no âmbito regulatório por seu ineditismo, impacto ou controvérsia;
  • os relatos técnicos deverão versar sobre temáticas eminentemente práticas e conter até 4.000 palavras, com a seguinte estrutura:
  1. Introdução: contexto e antecedentes político-administrativos, diagnóstico do problema regulatório de base, objetivo da política regulatória;
  2. Corpo do trabalho: relato da experiência regulatória ou da construção do processo decisório ou estruturação da regulação ou resultados avaliação regulatória, metodologia adotada para implementação/avaliação, fatores críticos de sucesso ou insucesso, aprendizados, recursos financeiros-orçamentários, aspectos legais, políticos, técnicos, administrativos ou outros fatores intervenientes;
  3. Recomendações: orientações práticas para casos similares, recomendações para a prática regulatória, ajustes necessários na legislação, orientações para a adaptação incremental de regulações já existentes, etc.
  4. Referências: lista de documentos, relatórios, regulamentações, bibliografia e demais referências que foram citadas no Relato Técnico.
  5. Observação: não é necessário um capítulo “teórico” sobre regulação, mas recomenda-se mesclar a descrição empírica com fundamentos teóricos da teoria de regulação. Outras seções do relato técnico podem ser criadas, conforme necessidade. Os títulos das seções devem ser customizados para retratar sinteticamente o seu conteúdo.

Para maiores informações sobre submissão, observar as demais regras, políticas e diretrizes da Revista, disponíveis pelo endereço eletrônico https://revista.cgu.gov.br/Revista_da_CGU/about/submissions.

Caso haja outras dúvidas, entre em contato pelo e-mail revista@cgu.gov.br.

Traduções

A Revista publica traduções de idiomas estrangeiros ao português e vice-versa. As submissões de traduções devem vir acompanhadas do artigo ou capítulo original e de prévia autorização para publicação.

Resenhas

A Revista aceita resenhas de livros publicados a menos de dois anos, contados da data de submissão da resenha. As resenhas podem ser submetidas em português, inglês ou espanhol. As resenhas podem conter até um máximo de 3 mil palavras, incluindo referências. Por favor insira na sua resenha o título, nome do autor, informações acerca da publicação da obra e paginação. Inclua ainda no final seu nome, afiliação atual, endereço eletrônico do currículo Lattes ou de outro CV e seu e-mail. Para o processo de revisão de resenhas, nós damos preferência a revisões mais específicas e que não se atenham aos formulários e questões formais próprios da revisão por pares.

Política de Privacidade

A Revista busca aderência às normas e melhores práticas para proteção dos dados pessoais de seus leitores e autores, que são utilizados exclusivamente para os fins do processo editorial e para o envio de notificações sobre seus chamados, notícias e lançamento de novas edições, bem como para coleta de informações para avaliação da qualidade desta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Informação sobre consentimento: com a confirmação do cadastramento do perfil realizado pelos próprios leitores e autores por meio dos serviços de Cadastro ou Submissões, considera-se aceito o uso e tratamento desses, conforme indicado acima.