Lei de Acesso à Informação. Análise da qualidade da resposta do executivo estadual do Rio Grande do Norte

Autores

  • Lenira Maria Fonseca Albuquerque

Palavras-chave:

Lei de Acesso à Informação, Qualidade da Informação, Transparência Pública, Sistema de Informação ao Cidadão

Resumo

O trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade da informação entregue ao usuário do Sistema de Informação ao Cidadão do Executivo Estadual do Rio Grande do Norte (e-SIC RN) a partir dos pedidos de informação recebidos. De acordo com os resultados obtidos pode-se concluir que as informações entregues aos cidadãos apresentam fragilidades que comprometem a sua qualidade, não atendendo aos critérios e atributos definidos como representativos da qualidade desejável, tampouco alinhada aos requisitos constantes da Lei de Acesso à Informação. A pesquisa vem contribuir para o aprimoramento da
comunicação entre a sociedade e o estado norte-rio-grandense, alertando os gestores públicos estaduais quanto à qualidade da informação fornecida pelos órgãos do Executivo Estadual aos cidadãos, assim como para a valorização da participação social na promoção de um Estado comprometido com os valores democráticos e com os anseios e direitos dos usuários dos serviços públicos.

Biografia do Autor

  • Lenira Maria Fonseca Albuquerque

    Assistente de Controle Interno na Controladoria Geral do Estado do Rio Grande do Norte/CONTROL, gestora da Lei de Acesso à Informação do Executivo Estadual e aluna da Pós-graduação em Ouvidoria Pública realizada pela Verbo Jurídico em parceria com a Controladoria Geral da União-CGU.

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Publicado

03/15/2022

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