GestGov e Nelca: Comunidades de prática, na prática

Autores

  • Walter Luís Araújo da Cunha
  • Franklin Brasil Santos

Palavras-chave:

gestão do conhecimento, comunidades de prática, compras públicas

Resumo

O relato descreve a plataforma GestGov (https://gestgov.discourse.group) e a comunidade Nelca como iniciativas inovadoras, estruturadas como espaços colaborativos, com a missão de reduzir assimetrias de informação, fortalecer redes de conhecimento e promover a aprendizagem entre pares. A GestGov hospeda o Nelca e diversas outras comunidades, se consolidando como um ambiente fértil para a troca estruturada de saberes práticos, debate técnico qualificado e fortalecimento da governança. As duas experiências, hoje combinadas, evidenciam potencial transformador e aderência à transparência, integridade e inovação institucional.

Biografia do Autor

  • Walter Luís Araújo da Cunha

    Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/EBAPE). MBA em Gestão de Projetos (FGV/ISAE). Engenheiro Eletrônico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (AFFC-CGU). Professor e Palestrante sobre Governança Pública, Gestão de Segurança da Informação e Contratações de TIC.

  • Franklin Brasil Santos

    Doutorando em Engenharia e Gestão pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP (2014). Bacharel em Ciências da Computação pela UFMT (2002). Auditor da CGU desde 1998. Especialista em compras públicas, fraudes e gestão de riscos. Coordenador do NELCA, que congrega milhares de compradores públicos do Brasil. Três vezes ganhador do prêmio “Chico Ribeiro” de Qualidade do Gasto Público. Palestrante e instrutor. Publicou diversos livros na área de auditoria, riscos e compras públicas.

Referências

BORINS, Sandford. Innovating with Integrity: How Local Heroes are Transforming American Government. Washington, D.C.: Georgetown University Press, 1998.

CORREIA, Marta Pereira Lemos. Aprendizagem e Compartilhamento de Conhecimento em comunidades virtuais de prática: estudo de caso na comunidade virtual de desenvolvimento de software livre Debian-br-cdd. Dissertação (Mestrado em Administração). Universidade Federal da Bahia, Bahia, 2007.

DAVENPORT, Thomas H.; PRUSAK, Laurence. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

LAVE, Jean; WENGER, Etienne. Situated Learning: Legitimate Peripheral Participation. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação do conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

OCDE. Innovative workplaces in the public sector. Paris: OECD Publishing, 2023.

PANCOTTO, Adriana. Os saberes do Pregoeiro: um estudo à luz da noção de Knowing-in-Practice. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

SANTOS, Franklin Brasil. Reforma da lei de licitações: o que pensam os compradores públicos. Revista Zênite ILC, v. 22, n. 251, p. 33–38, jan., 2015

Downloads

Publicado

17-10-2025

Artigos Semelhantes

1-10 de 51

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.