LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO COMO MECANISMO DE CONTROLE SOCIAL SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS E COMBATE À CORRUPÇÃO
Palavras-chave:
Acesso à informação, Cidadania, Controle social, Políticas públicas, TransparênciaResumo
Para viabilizar uma participação mais efetiva da sociedade nos rumos da coisa pública, nos últimos anos foram introduzidos alguns mecanismos legais que contribuem para aproximar Estado e sociedade: o dever da transparência e o direito de acesso à informação pública. A Lei de Acesso à Informação (LAI) – Lei 12.527, de 2011, surgiu como uma ferramenta básica para a interação entre sociedade e Estado, funcionando como um importante mecanismo de controle social sobre as políticas públicas do país. O controle social é um importante mecanismo de prevenção à corrupção e fortalecimento da cidadania, pois contribui para aproximar a sociedade do Estado, abrindo a oportunidade para os cidadãos acompanharem as ações dos governos e cobrarem uma boa gestão pública. É direito do cidadão intervir nas políticas públicas, mas também é sua obrigação monitorar o andamento da gestão feita por aqueles representantes eleitos. Dito isto, o presente trabalho buscou desenvolver o tema da Transparência Pública como um direito do cidadão e como princípio que rege a Administração Pública, e dar ênfase em quão importante é o fortalecimento da participação ativa do cidadão na fiscalização da gestão dos recursos públicos, em colocar em prática ações de controle social que refletem em vários níveis para a melhoria da administração da coisa pública e, por consequência, da vida em sociedade. A LAI foi um marco histórico fundamental para o fortalecimento do controle social, passando a ser uma das principais ferramentas desse exercício de cidadania.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos Técnicos da CGU
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Cadernos Técnicos da CGU follows a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY) License, which allows the use and sharing of published works, provided that credit is given to authors and sources. .
We highlight some essential and non-exhaustive points related:
- Submission of the contribution implies a commitment not to submit it to another journal and authorizes, if approved, its publication.
- Submission of the contribution also implies that the authors agree to the publication, without resulting in remuneration, reimbursement or compensation of any kind.
- The published works are the responsibility of the authors, not necessarily representing the opinion of the Cadernos Técnicos da CGU.
- Liability for possible or notgoing to be criminal, fraud or inaccuracies is the responsibility of the authors.
- The person responsible for the submission declares, under the penalties of the Law, that the information about the authorship of the work is absolutely complete and true.