ACESSO À INFORMAÇÃO SOBRE ÁREAS CONTAMINADAS NO ESTADO DE SÃO PAULO: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DO PRINCÍPIO 10 DA ECO-92 E DE LEGISLAÇÕES DE TRANSPARÊNCIA

Autores

  • Rodrigo Galdino Ferreira Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - Unesp/Franca

Palavras-chave:

Transparência p´ública, Acesso à Informação, Controle social, Princípio 10 (P10) da Declaração do Rio Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb)

Resumo

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) é a agência responsável pelo desenvolvimento de ações de controle, licenciamento, fiscalização e monitoramento das atividades potencialmente poluidoras no Estado. Como tal, precisa seguir normas específicas, inclusive aquelas relacionadas à garantia do acesso às informações ambientais - preconizadas em legislações diversas, como na Lei Federal 12527/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI), e no Princípio 10 da Declaração do Rio Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (P10). A partir de revisão bibliográfica sobre a temática e de análise documental, esta pesquisa promoveu estudo de caso do portal da Cetesb, especialmente analisando as informações disponibilizadas no menu destinado à divulgação de dados sobre as áreas contaminadas. Concluiu-se, através de pesquisa quali-quantitativa e descritiva, que o referido site não atende plenamente ao Princípio 10, já que, dos 13 tópicos da LAI diretamente associados à temática, 5 (40%) foram atendidos integralmente, 4 (30%), parcialmente, e 4 (30%) não foram atendidos. Os pontos mais críticos dizem respeito ao não cumprimento de critérios de transparência ativa e à falta de mecanismos de incentivo à participação e ao controle social. 

Biografia do Autor

  • Rodrigo Galdino Ferreira, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - Unesp/Franca

    Mestrando em Planejamento e Análise de Políticas Públicas pela Universidade Estadual Paulista - Unesp (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - Franca), onde integra o Grupo de Pesquisas Laboratório de Análise de Políticas (LAP). Graduado em Comunicação Social/Jornalismo. Especialista em Comunicação Pública e em Ouvidoria Pública. Servidor público efetivo, foi presidente da Comissão de Análise e Avaliação de Informações, relacionada à transparência pública da Câmara de Monte Mor (SP), entre 2017 e 2019; e, entre 2019 e 2021, atuou como ouvidor do Poder Legislativo municipal. E-mail: rodrigo.galdino@unesp.br. Endereço: Rua José Bueno de Oliveira, 197/52, Jardim Vista Alegre, Monte Mor-SP, CEP 13193-190. Telefone: (19) 9 9373 3526.

Publicado

04/06/2022

Artigos Semelhantes

1-10 de 40

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.