Revista da CGU lança sua 31ª edição com Dossiê Especial sobre duas décadas do SisCor

05.11.2025

A Controladoria-Geral da União (CGU) lançou oficialmente a 31ª edição da Revista da CGU como parte da programação do “Encontro Nacional de Corregedorias”. O evento reúne especialistas e gestores públicos para debater os avanços e desafios da correição no Brasil.

A nova edição da revista traz como destaque o Dossiê Especial intitulado “Sistema de Correição do Poder Executivo Federal – SisCor: Duas Décadas de Avanços na Defesa da Ética e Integridade no Serviço Público – Reflexões e Propostas”. O dossiê é composto por três entrevistas exclusivas com renomados especialistas e sete artigos que abordam temas estratégicos para marcar a comemoração de 20 anos do SisCor.

Durante o lançamento, a Secretária de Integridade Pública, Patricia Alvares de Azevedo Oliveira, destacou que “não há burocracia forte, capaz de desenhar e implementar políticas públicas eficazes, sem um compromisso sólido com a produção e disseminação do conhecimento”. Segundo Patrícia, a Revista da CGU é parte essencial da visão estratégica da instituição. Por meio dela, a Controladoria reafirma seu compromisso com a geração e difusão de saberes técnicos e acadêmicos e promove a apropriação crítica e aplicada desse conhecimento.

A edição contou com a participação de editores especiais convidados, representados por Aline Rodriguero Dutra. Também integraram a equipe editorial Chiavelli Facenda Falavigno, professora adjunta da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina; José Trindade Neto, consultor legislativo da Câmara dos Deputados; Mariana Menezes, professora adjunta da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília; e Ricardo Wagner de Araújo, Diretor de Governança e Conformidade da Petrobras.

Segundo Aline Dutra, os artigos publicados aprofundam questões cruciais para o aprimoramento da correição e da ética no serviço público. “Esses estudos contribuem significativamente para o fortalecimento do sistema de correição e da eficiência na administração pública”, destacou.

Click aqui para acessar a edição.