Corrupção e pensamento social brasileiro: abordagens e críticas a partir das interpretações de Sérgio Buarque de Holanda e Raymundo Faoro

Autores

  • Anna Carolina de Oliveira Azevedo FJP

DOI:

https://doi.org/10.36428/revistadacgu.v9i15.94

Resumo

O enfrentamento da corrupção é um tema prioritário na agenda contemporânea. Um dos elementos desse cenário é denominado globalização que, ao intensificar como relações entre países e internacionalizar como práticas comerciais, intensifica também como interações entre indivíduos e práticas relacionadas a atos de corrupção comuns a transnacionais. No Brasil, como denúncias de corrupção dominada ou noticiária há algum tempo, em uma monotonia regular, mas, dado o modo de produção e difusão de notícias, nem sempre a abordagem traduz-se no debate público sobre causas, efeitos e possíveis causas para problemas . Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo compreender a corrupção na sociedade e no Estado brasileiro, por meio da análise das agendas de pesquisa sobre corrupção e da problematização de conceitos consagrados no pensamento social brasileiro vinculado à análise dessa temática. Para tanto, opte-se por um estudo bibliográfico de obras de Sérgio Buarque de Holanda e Raymundo Faoro, autores clássicos do pensamento social brasileiro. A partir desse estudo, entende-se que é limitado e entende-se socialmente o fenômeno de corrupção de idéias-força pessoal e patrimonial, como quais informações uma interpretação culturalista e uma avaliação valorativa do Estado e mercado como realidades pretensamente opostas. Como desdobramento, tem associação, opinião pública brasileira, corrupção ao Estado - funcionários públicos e políticos - sem visibilidade aos agentes do mundo privado, sejam indivíduos,

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Anna Carolina de Oliveira Azevedo, FJP
    Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Viçosa. Mestranda em Administração Pública pela Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro. Servidora da Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais.

Referências

BEZERRA, Marcos Otávio. Corrupção: um estudo sobre poder público e relações pessoais no Brasil. Rio de Janeiro: Delume-Dumará: ANPOCS, 1995.

FAORO, Raymundo. Os donos do poder: formação do patronato político brasileiro. 3. ed. Rio de Janeiro: Globo, 2001.

FILGUEIRAS, Fernando. A corrupção na política: perspectivas teóricas e metodológicas. Cadernos Cedes, IUPERJ, nº 5, 2006.

______. A tolerância à corrupção no Brasil: uma antinomia entre normas morais e prática social. Opinião Pública, Campinas, vol. 15, nº 2, Novembro, 2009, p.386-421.

______. Marcos teóricos da corrupção. In: AVRITZER, Leonardo [et al.], (org.). Corrupção: ensaios e críticas. 2 ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012, p. 299-306.

GONÇALVES, Carolina. Avaliação positiva do governo Dilma cai para 7,7% em julho, mostra pesquisa. EBC Agência Brasil. 21 de jul. de 2015. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2015-07/avaliacao-do-governo-dilma-rousseff-cai-para-77-em-julho-mostra-pesquisa>. Acesso em 12 abr. 2017.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 26. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

MATOS, Olgária Chain Féres. Transparência. In: AVRITZER, Leonardo [et al.], (org.). Corrupção: ensaios e críticas. 2 ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012, p. 117-130.

RICUPERO, Bernardo. Sete lições sobre as interpretações do Brasil. 2. ed. São Paulo: Alameda, 2011.

SOUZA, Jessé. A tolice da inteligência brasileira: ou como o país se deixa manipular pela elite. São Paulo: LeYa, 2015.

TRANSPARENCY INTERNATIONAL. Global Corruption Barometer: Brazil. 2013. Disponível em: <http://www.transparency.org/gcb2013/country//////?country=brazil>. Acesso em 10 abr. 2017.

VIANNA, Luiz Werneck. Weber e a interpretação do Brasil. Novos Estudos, CEBRAP, nº 53, 1999.

Downloads

Publicado

2018-01-01

Como Citar

Corrupção e pensamento social brasileiro: abordagens e críticas a partir das interpretações de Sérgio Buarque de Holanda e Raymundo Faoro. Revista da CGU, [S. l.], v. 9, n. 15, 2018. DOI: 10.36428/revistadacgu.v9i15.94. Disponível em: https://revista.cgu.gov.br/Revista_da_CGU/article/view/94.. Acesso em: 28 mar. 2024.