Institucionalização da Ouvidoria e Participação dos Usuários em Governos Locais: Análise dos Municípios de Santa Catarina
Palavras-chave:
Serviços públicos, participação social, ouvidoria pública, carta de serviços à cidadania, integridade públicaResumo
Desde 2017, toda organização pública brasileira deve regulamentar uma ouvidoria administrativa e disponibilizar canais eletrônicos com uma carta contendo um rol detalhado dos seus serviços. Muitos utilizam softwares e portais de serviços, a exemplo do governo federal e de Santa Catarina. Nesse estado, a Federação de Municípios oferece uma ferramenta para publicação das cartas, incluindo canais para comunicação com as ouvidorias e para avaliação dos serviços e do atendimento recebido. Esta pesquisa exploratória utiliza estatística descritiva sobre dados secundários de fontes oficiais para avaliar a institucionalização e o desempenho da atuação das ouvidorias e a utilização dos canais e instrumentos de proteção e defesa
pelos usuários nos 295 municípios catarinenses. Relativamente à institucionalização, analisa-se a estrutura (existência de setor ou cargo e de regulamentação local), a autonomia (posição hierárquica e natureza do vínculo do ouvidor com a prefeitura), e a capacidade de trabalho (quantidade de servidores no setor e nível educacional do responsável). O desempenho da ouvidoria refere-se à realização de pesquisas com cidadãos e à publicação de relatórios periódicos; a utilização pela sociedade, à quantidade de avaliações, denúncias, dúvidas e sugestões enviadas pelos usuários, em relação ao porte populacional e total de serviços disponíveis nas cartas. Os resultados confirmam em parte a hipótese inicial, de que a institucionalização
é baixa e o desempenho das ouvidorias é muito fraco, enquanto a utilização dos instrumentos pela sociedade é relativamente baixa. Apesar disso, evidenciou-se grande avanço na quantidade de municípios que possui a carta publicada, de 19% em 2018 para, no mínimo, 90% em 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos Técnicos da CGU
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Cadernos Técnicos da CGU follows a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY) License, which allows the use and sharing of published works, provided that credit is given to authors and sources. .
We highlight some essential and non-exhaustive points related:
- Submission of the contribution implies a commitment not to submit it to another journal and authorizes, if approved, its publication.
- Submission of the contribution also implies that the authors agree to the publication, without resulting in remuneration, reimbursement or compensation of any kind.
- The published works are the responsibility of the authors, not necessarily representing the opinion of the Cadernos Técnicos da CGU.
- Liability for possible or notgoing to be criminal, fraud or inaccuracies is the responsibility of the authors.
- The person responsible for the submission declares, under the penalties of the Law, that the information about the authorship of the work is absolutely complete and true.