A regulação de criptomoedas como instrumento de prevenção à lavagem de dinheiro

Autores/as

  • Fábio Luiz de Morais
  • Rondinelli Melo Alcântara Falcão

Palabras clave:

Criptomoeda, Lavagem de dinheiro, Regulação

Resumen

Este artigo tem por objetivo estudar a regulação de criptomoedas como instrumento de prevenção à lavagem de dinheiro, no Brasil e no mundo. Com esse enfoque, verificou-se que a regulação preventiva das criptomoedas, em linha com a regulação mundial, em particular a aplicação de leis tributárias e leis de combate à lavagem de dinheiro e contra o financiamento de terrorismo, poderá: (i) inibir e prevenir fraudes e lavagem de dinheiro com criptomoedas; (ii) favorecer a investigação e responsabilização de agentes públicos e empresas; (iii) garantir padrões de integridade e de proteção do consumidor nas operações com criptomoedas; (iv) impulsionar o mercado, além de dar mais segurança jurídica aos investidores; e (v) se valer da tecnologia blockchain como instrumento de combate à lavagem de dinheiro.

Biografía del autor/a

  • Fábio Luiz de Morais

    Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União – CGU, desde 2012. Lotado na CISEP/DIRAP/CRG. Formação em engenharia mecânica e Direito

  • Rondinelli Melo Alcântara Falcão

    Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União – CGU, desde 2014. Lotado na CGU-Regional/AL. Formação em Direito. Pós Graduado em Direito Público.

Publicado

2022-11-29

Artículos similares

11-20 de 37

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.