Reflexões sobre o combate à corrupção no Brasil e nos EUA
DOI:
https://doi.org/10.36428/revistadacgu.v4i7.265Resumo
Reflexões sobre o combate à corrupção no Brasil e nos Estados Unidos da América, sendo uma visão americana retratada a partir das palestras, na segunda etapa do programa Programa Anticorrupção para Funcionários do Governo Brasileiro, realizado pela Universidade George Washington, em 2009, na cidade de Washington DC. Busca, permissão, uma contextualização sobre prevenção e combate à corrupção, embasamento legal e exemplos brasileiros, enfocando o caráter preventivo das ações administrativas. Em seguida, destacado ou incrementado das medidas adotadas no Brasil a partir de 2003, enfatizando a fiscalização de municípios por meio de sorteios públicos, uma interação com gestores federais, maior instabilidade na execução do controle, buscando-se evitar novas ocorrências de falhas já detectadas ,associado às medidas de transparência e capacitação dos gestores e cidadãos. Por fim, traz uma visão americana sobre o tema, em especial o FBI e o Departamento de Ética Governamental, concluindo que a chave para o sucesso dessa empreitada está intolerável à corrupção.Downloads
Downloads
Publicado
01.12.2009
Edição
Seção
Artigos
Licença
A Revista da CGU segue a uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY), que permite o uso e compartilhamento dos trabalhos publicados, desde que se atribua crédito aos autores e fontes. Os conteúdos publicados até 2019 contam com permissão genérica para uso e compartilhamento com indicação obrigatória de autoria e fonte.
Ressaltamos alguns pontos essenciais e não exaustivos relacionados:
- A submissão da contribuição implica compromisso de não a submeter a outro periódico e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
- A submissão da contribuição implica também que os autores concordam com a publicação, sem que disso resulte remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza.
- Os trabalhos publicados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião da Revista da CGU.
- A responsabilidade por eventuais plágios, fraudes ou imprecisões são de responsabilidade dos autores.
- O responsável pela submissão declara, sob as penas da Lei, que a informação sobre a autoria do trabalho é absolutamente completa e verdadeira.
Destacam-se, ainda, os demais itens relacionados às Políticas Editoriais, em especial sobre a Missão e Escopo, Ética da Publicação, Processo de Avaliação pelos Pares e Política de Acesso Livre.
Como Citar
Reflexões sobre o combate à corrupção no Brasil e nos EUA. Revista da CGU, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 96–105, 2009. DOI: 10.36428/revistadacgu.v4i7.265. Disponível em: https://revista.cgu.gov.br/Revista_da_CGU/article/view/265. Acesso em: 7 jul. 2025.