Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES E POLÍTICAS EDITORIAIS

Sobre as diretrizes, destaca-se, em primeiro lugar, a importância da leitura das Políticas Editorias, em especial sobre o Foco e Escopo, Ética da Publicação, Processo de Avaliação pelos Pares, Erratas e Retratações, Declaração de Direitos Autorais e Política de Acesso Livre, disponíveis pelos menus Sobre a Revista e Submissões.

Para garantia da integridade do processo de avaliação duplo-cego por pares, é necessário que o(s) autor(es) providenciem a anonimização de todos os arquivos enviados à Revista. Para remover informações pessoais de arquivos de texto, sugerimos consultar os seguintes guias:


https://support.microsoft.com/pt-br/office/remover-dados-ocultos-e-informa%C3%A7%C3%B5es-pessoais-inspecionando-documentos-apresenta%C3%A7%C3%B5es-ou-pastas-de-trabalho-356b7b5d-77af-44fe-a07f-9aa4d085966f

https://support.microsoft.com/pt-br/office/ajudar-a-proteger-sua-privacidade-252a47ec-1b31-4fd0-8450-e66d6c2de950

Informamos que a Revista recebe contribuições exclusivamente por meio de seu sistema de processo editorial, disponível pelo endereço eletrônico http://gov.br/cgu/revista. As contribuições devem ser originais e não devem ter sido submetidas para consideração de outros periódicos. Nos último dois anos, o tempo médio tanto para avaliação quanto para publicação foi de 6 meses.

Sobre os idiomas aceitos, as contribuições podem ser redigidas em Português, Inglês ou Espanhol. Os trabalhos aprovados para publicação deverão ter na sua versão final o título, resumo e palavras-chave nestes três idiomas, obrigatoriamente. Será atribuído um DOI específico aos trabalhos publicados.

Ressaltamos que o número máximo de autores por trabalho é de 5 (cinco) e que não são permitidas alterações na autoria dos artigos após a etapa desk review. Para cada um dos autores devem ser informados os endereços eletrônicos do Currículo Lattes ou de outro CV, e do ID ORCID, além da afiliação atualizada. Alertamos ainda que a Revista busca evitar que um mesmo autor figure no rol de autores em dois ou mais artigos publicados por volume.

As contribuições devem ainda observar os itens sobre Formatação e Apresentação e as Condições para Submissão, apresentadas a seguir, sendo essencial que o corpo do texto das contribuições submetida não contenha informação que possa levar à identificação dos autores. Clique aqui para acessar orientação para remoção de informações de identificação de autores em arquivos DOC, DOCx ou RTF.

No caso de contribuições submetidas a partir de chamadas para dossiês especiais, devem ser observadas tamb´ém as regras de formatação e apresentação estabelecidas para o dossiê.

 

FORMATAÇÃO E APRESENTAÇÃO DAS CONTRIBUIÇÕES

Tamanho (para dossiê especial, verifique se há regras específicas)

  • Artigos: até 7 mil palavras, incluindo referências, gráficos e tabelas.
  • Traduções: até 7 mil palavras, incluindo referências, gráficos e tabelas, elaboradas a partir de artigo ou capítulo de livro de reconhecida importância para o conhecimento e pesquisa nos temas da Revista.
  • Resenhas: até 3 mil palavras, incluindo referências, tabelas e gráficos, elaboradas a partir de livros publicados até 2 anos antes da submissão.
  • Relatórios de Pesquisa: até 2 mil palavras, incluindo referências, tabelas e gráficos.

Formatação

  • A folha de rosto e o corpo do texto da contribuição devem ter sido elaborados por meio de processador de texto, em format DOC, DOCx ou RTF.
  • A fonte utilizadas na folha de rosto e no corpo do texto deve ser a Garamond, tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5.
  • Notas de rodapé podem ser utilizadas com moderação, quando forem estritamente necessárias para elucidação de uma explicação ou fonte de informação.
  • Gráficos e tabelas devem ser elaborados por meio de processador de planilha eletrônica, no formado XLS ou XLSX. 
  • Figuras devem ser elaboradas por meio de processador de desenho, no formato JPG, PNG ou TIFF.
  • Tabelas, gráficos e figuras, no corpo do texto, devem ser numeradas e conter a descrição do seu conteúdo em sua parte superior. Abaixo, deve-se indicar notas e fontes. Não se deve utilizar itálico ou negrito na marcação. As legendas das tabelas precisam constar em fonte Garamond tamanho 11.

Referências bibliográficas (para dossiê especial, verifique se há regras específicas)

  • As referências citadas devem ser apresentadas no final do artigo, em espaçamento simples, sem pular linha entre uma referência e outra, usar deslocamento de 0,75 cm, organizada em ordem alfabética pelo sobrenome do autor (e cronológica quando for o caso), de acordo com as normas da APA (American Psychological Association). Para mais informações: American Psychological Association (APA). (2019). Publication Manual of the American Psychological Association. (7th ed.). Washington, DC.

Documentos para submissão

  • A folha de rosto, o corpo do texto, as tabelas, os gráficos e as figuras devem ser enviadas em arquivos separados e nomeadas de acordo com seu conteúdo. Os metadados da submissão (nome e vinculação do(s) autor(es), minibiografia, ORCID ID, link para o currículo Lattes) devem ser lançados nos campos próprios da plataforma de envio e devem corresponder às informações da folha de rosto.
  • Na plataforma de envio, cada documento pode ser carregado de acordo com sua categoria. Observações:
  1. A folha de rosto deve identificar os autores com nome, afiliação, e-mail, endereço eletrônico do currículo Lattes ou outro CV, ID ORCID, cidade, Estado e país. Deve também incluir um currículo abreviado de cada autor, com sua formação acadêmica e atuação profissional.
  2. Os resumos devem ter até 300 palavras, existindo um campo específico para o resumo na plataforma de envio.
  3. Aceitam-se até cinco descritores (palavras-chave), existindo um campo específico para eles na plataforma de envio.
  4. O corpo do texto NÃO DEVE conter nenhuma informação que permita a identificação de quaisquer dos autores.
  5. As informações dos código-fonte e das bases de dados utilizados devem ser informados na metodologia, com acesso à plataforma de hospedagem (GitHub, GitLAb ou outras plataformas open-source).

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • O arquivo da submissão foi anonimizado e teve suas informações de autoria removidas
  • A contribuição atende e os autores concordam com as disposições das Políticas Editoriais, em especial sobre a Missão e Escopo, Ética da Publicação, Processo de Avaliação pelos Pares, Declaração de Direitos Autorais e Política de Acesso Livre. No caso de a contribuição estar ligada a dossiê especial, há atendimento e concordância dos autores com as políticas e diretrizes do dossiê.
  • A contribuição é original e não foi e nem será submetida para publicação em outros periódicos. Nos casos de publicação anterior em Anais de eventos, somente serão admitidos trabalhos que contenham avanços substanciais em relação à versão apresentada em eventos.
  • A contribuição tem cinco autores ou menos, tendo sido para todos informado o nome, a afiliação atual, o e-mail, o endereço eletrônico do currículo Lattes, ou outro CV, e o ID ORCID.
  • A contribuição apresenta, em português, inglês e espanhol, um título, um resumo de até 300 palavras e cinco palavras-chave.
  • A contribuição é composta por arquivos separados de "folha de rosto" e "corpo do texto", os dois em formato DOC, DOCx ou RTF, que não ultrapassam 10 MB.
  • A "folha de rosto" e o "corpo do texto" foram elaborados em folha formato A4 (210 x 297mm), fonte Garamond, tamanho 12, espaço entre linhas 1,5 e margens superior e inferior de 2,5 cm e  esquerda e direita de 3 cm.
  • As páginas do "corpo do texto" são numeradas no canto superior direito.
  • Os conteúdos das células das tabelas são apresentados em fonte Garamond, tamanho 10, que são acompanhadas de cabeçalho, notas e indicações das fontes dos dados, de maneira que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto.
  • Os anexos e apêndices são utilizados somente para apresentação de listas, estatísticas e outros elementos de suporte indispensáveis para o entendimento do texto. 
  • O trabalho informou na metodologia os meios de acesso ao banco de dados e ao código-fonte (link do Github, GitLab ou outra plataforma com acesso aberto) para verificação dos seus resultados.
  • As citações diretas, indiretas e referências estão aderentes às normas da APA (American Psychological Association), ou, no caso de a contribuição estar ligada a dossiê especial, há atendimento às regras de apresentação de citações e referências bibliográficas estabelecidas pelas políticas e diretrizes específicas do dossiê.

Artigos

A Revista publica trabalhos em português, inglês ou espanhol, desde originais e inéditos e relacionados aos tópicos de interesse da Revista. No caso de artigos ligados a dossiês especiais, devem ser observadas as políticas e diretrizes específicas do dossiê.

Traduções

A Revista publica traduções de idiomas estrangeiros ao português e vice-versa. As submissões de traduções devem vir acompanhadas do artigo ou capítulo original e de prévia autorização para publicação. No caso de trabalhos ligados a dossiês especiais, devem ser observadas as políticas e diretrizes específicas do dossiê.

Resenhas

A Revista aceita resenhas de livros publicados a menos de dois anos, contados da data de submissão da resenha. As resenhas podem ser submetidas em português, inglês ou espanhol. As resenhas podem conter até um máximo de 3 mil palavras, incluindo referências. Por favor insira na sua resenha o título, nome do autor, informações acerca da publicação da obra e paginação. Inclua ainda no final seu nome, afiliação atual, endereço eletrônico do currículo Lattes ou de outro CV e seu e-mail. Para o processo de revisão de resenhas, nós damos preferência a revisões mais específicas e que não se atenham aos formulários e questões formais próprios da revisão por pares. No caso de trabalhos ligados a dossiês especiais, devem ser observadas as políticas e diretrizes específicas do dossiê.

Política de Privacidade

A Revista busca aderência às normas e melhores práticas para proteção dos dados pessoais de seus leitores e autores, que são utilizados exclusivamente para os fins do processo editorial e para o envio de notificações sobre seus chamados, notícias e lançamento de novas edições, bem como para coleta de informações para avaliação da qualidade desta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Informação sobre consentimento: com a confirmação do cadastramento do perfil realizado pelos próprios leitores e autores por meio dos serviços de Cadastro ou Submissões, considera-se aceito o uso e tratamento desses, conforme indicado acima.