USE OF ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN GOVERNMENT CONTROL ACTIVITIES

Authors

Keywords:

artificial intelligence, government control, public procurement

Abstract

This exploratory research, limited to a bibliographic (scientific papers) and documentary (legislation and institutional documents) survey, analyzed the adoption of artificial intelligence in government control, based on the scientific production, identification of the tools in use, and the opportunities, challenges and strategies proposed by literature. A search was performed in the Web of Science database for scientific
papers published as of 2015 using the descriptor artificial intelligence and government, which resulted in 272 papers analyzed by bibliometrics. Articles that could contribute to the discussion were then selected.
The investigation showed the growth in scientific production, identified numerous tools, and reported the opportunities, challenges, and strategies suggested. In conclusion, using AI contributes significantly to government control, facilitating decision-making and risk prediction, and ensuring more effective actions, as long
as ethical and legal issues are respected.

Author Biographies

  • Lauren de Almeida Barros Azevedo, UFMT

    Possui graduação em Direito pela Universidade de Cuiabá (2003), graduação em Letras com Licenciatura em Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011), pós-graduação “latu sensu” em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Cândido Mendes (2007), pós-graduação "latu sensu" em Administração Contábil, Financeira e Auditoria no Setor Público pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Diamantino (2011). Mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação pelo PROFNIT/UFMT (2021). É analista administrativo do Governo do Estado de Mato Grosso (2014) e integra a Comissão de Propriedade Intelectual e Direito Autoral da OAB/MT (Gestões: 2016/2018, 2019/2021 e 2022/2024).

  • Jaqueline DA SILVA ALBINO, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - UNEMAT

    Possui graduação em Direito pela Universidade de Cuiabá (1998); Mestrado em Ciências Jurídico-Internacionais pela Universidade de Lisboa (2008); Doutorado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. É Advogada Pública na Universidade do Estado de Mato Grosso, atuando no Núcleo de Inovação Tecnológica-NIT. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (PROFNIT/UFMT). Realizou trabalhos na Assessoria de Mobilidade Acadêmica da Universidade do Estado de Mato Grosso. Atuou como docente no Instituto Cuiabano de Educação e na Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Direito Internacional, Trabalho e Empresarial. É participante do Grupo de Pesquisa em Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Inovação (UFSC) e do Grupo de Pesquisa em Linguística Forense (UFSC). É membro do Ius Commune Research School, pela Universidade de Maastricht, Holanda.

  • JOSIEL MAIMONE DE FIGUEIREDO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - UFMT

    É Professor Associado do Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (IC-UFMT), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT). Também é credenciado no Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental do Instituto de Física da UFMT. Desenvolve pesquisas na área de Ciência da Computação, com ênfase em banco de dados, tratamento de dados ambientais, dados semi-estruturados, dados textuais, big data e software livre. Desenvolve também pesquisas relativas ao uso das ferramentas da Tecnologia da Informação aplicadas em no contexto da Propriedade Industrial, com enfoque no uso de tecnologias de banco de dados e tratamento textual em grandes bases de patentes. Tem atuação na gestão de projetos e de empreendimentos com o desenvolvimento de metodologias de gestão aplicadas em centros de pesquisa e empreendimentos em geral. Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1998); mestrado em Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados, pela Universidade Federal de São Carlos (2000); doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional, com ênfase em Banco de Dados, pela Universidade de São Paulo - USP (2005); e Pós-doutorado no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Sheffield, Inglaterra (2018).

Published

2022-04-06

Similar Articles

11-20 of 36

You may also start an advanced similarity search for this article.