Fortalecendo a governança de serviços nas ouvidorias: Avaliação de serviços públicos utilizando metodologia de experiência do usuário

Autores/as

  • Iara Azevedo Vitelli Viana
  • Naiara Pontes Diniz de Oliveira
  • Ariana Frances Carvalho de Souza
  • Rodrigo Lofrano Alves dos Santos

Palabras clave:

avaliação de serviços públicos, experiência do usuário, design thinking

Resumen

A governança de serviços públicos visa tornar a administração mais eficiente, transparente e centrada no cidadão. A Lei nº 13.460/2017 fortaleceu esse processo ao estabelecer normas para a participação e defesa dos usuários de serviços públicos, destacando as ouvidorias como canais essenciais de escuta ativa. Essas ouvidorias recebem manifestações dos cidadãos, permitindo identificar falhas e propor melhorias nos serviços públicos. Para aprimorar essa atuação, a Ouvidoria-Geral da União lançou a Mentoria do Programa MEUS, capacitando ouvidorias setoriais a utilizarem metodologias focadas na experiência do usuário, por meio do Design Thinking, resultando na identificação de diversas oportunidades de melhoria nos serviços analisados. Nessa primeira edição, participaram três serviços de três ministérios (MGI, MIDR e MDS). Ao final da mentoria, foram identificadas 117 oportunidades de melhorias para os serviços, das quais 14 foram priorizadas.

Biografía del autor/a

  • Iara Azevedo Vitelli Viana

    Economista, doutora pela UFMG, com pesquisa nas áreas de avaliação de impactos de programas de educação e desenvolvimento social. Atuou como Analista Técnica de Políticas Sociais na Ouvidora-geral da União com desenvolvimento de metodologias inovadoras de avaliação de serviços públicos. 

  • Naiara Pontes Diniz de Oliveira

    Servidora pública federal. Engenheira Agrônoma de formação pela Universidade de Brasília, é também pós-graduada em Ouvidoria Pública, com atuação destacada nas áreas de transparência, acesso à informação, proteção de dados e escuta qualificada.

  • Ariana Frances Carvalho de Souza

    Da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental desde 2006. Mestre em Administração pela Fundação Getulio Vargas (EBAPE/FGV) e graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília, possui sólida trajetória em formulação, gestão e avaliação de políticas públicas. 

  • Rodrigo Lofrano Alves dos Santos

    Da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental desde 2006. Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV) e graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília, possui sólida trajetória em formulação, gestão e avaliação de políticas públicas. 

Referencias

PETERS, Brainard Guy. O que é Governança? Revista do TCU. Mai/Ago 2013. Disponível em: https://revista.tcu.gov.br/ojs/index.php/RTCU/article/view/87. Acesso em: 09 de janeiro de 2025.

TCU – Tribunal de Contas da União. Governança Pública. 2023. Disponível em: https://portal.tcu.gov.br/governanca/governancapublica/governanca-no-setor-publico/. Acesso em: 09 de janeiro de 2025.

BRASIL, 2017. Decreto nº 9.203, de 22 de novembro de 2017.

BRASIL, 2018. Guia da Política de Governança Pública. Brasília, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/casacivil/pt-br/assuntos/downloads/guia-da-politica-de-governanca-publica#:~:text=Assim%2C%20de%20forma%20mais%20objetiva,alinhados%20aos%20interesses%20da%20sociedade. Acesso em: 29 de agosto de 2023.

NORMAN, D. A. (2002). The Design of Everyday Things. Basic Books.

METELLO, Daniela Gomes. Design etnográfico em políticas públicas. Brasília: Enap, 2023.

RIZARDI, Bruno; Vicente, Tomaz. Design ágil para inovação social e desenvolvimento. ENAP, Brasília, 2020. Disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/jspui/handle/1/5647

Publicado

2025-10-17

Artículos similares

1-10 de 50

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.