Análise do processo de implantação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde no estado do Tocantins a partir da Reforma do Estado nos anos 90

Authors

  • Carlos Vicente Berner UnB

DOI:

https://doi.org/10.36428/revistadacgu.v11i19.116

Abstract

Este artigo objetiva analisar o processo de implantação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS) no estado do Tocantins, a partir da Reforma do Estado nos anos 90. Para tanto, faça uma busca, por meio de um estudo documental, faça uma análise dos documentos, disponibilizados pela Secretaria de Estado de Saúde do Tocantins (Sesau-TO), um fim de reflexão sobre a implantação de consórcios. Os resultados das análises mostram que o Sesau-TO busca, desde 2013, uma construção de oito ambulatórios nas regiões de saúde do Estado, uma implementação de equipamentos e a aquisição de veículos para transporte sanitário. Apesar das benfeitorias almejadas, os CIS ainda não estão em atividade, talvez nas funções de recursos financeiros para manter os custos com manutenção e especialistas em cargas de municípios.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Carlos Vicente Berner, UnB
    Doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). Especialista em Gestão Avançada de Custos e em Controladoria de Gestão. Tem experiência nas áreas de Custos, Controladoria, atuando principalmente nos seguintes temas: controladoria, planejamento, gestão de custos.

Published

2019-07-23

How to Cite

Análise do processo de implantação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde no estado do Tocantins a partir da Reforma do Estado nos anos 90. Revista da CGU, [S. l.], v. 11, n. 19, p. 18, 2019. DOI: 10.36428/revistadacgu.v11i19.116. Disponível em: https://revista.cgu.gov.br/Revista_da_CGU/article/view/116. Acesso em: 10 oct. 2025.