Uma política transversal que transcende os números na sua avaliação – Um por todos, todos por um! Pela Ética e Cidadania!
DOI:
https://doi.org/10.36428/revistadacgu.v11i19.152Resumen
O presente artigo tem o objetivo de demonstrar o valor da avaliação qualitativa de políticas públicas que tem natureza transversal. Essas políticas transversais envolvem múltiplos atores e arranjos institucionais e exigem um olhar mais detalhado sobre sua trajetória para não frustrar as boas políticas. Como estudo de caso apresentado ou programa “Um por todos, todos por um! Pela Ética e Cidadania ”, do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União - CGU, que fornece o tema de exploração de corrupção para os grupos escolares em trajetória complexa que somente os números de resultados não utilizados para determinar a responsabilidade de política pública .
Descargas
Referencias
BOVENS, Mark; HART, Paul ’t; KUIPERS, Sanneke. “The Politics of Policy Evaluation” in: GOODIN et al. (Eds.). The Oxford Handbook of Public Policy. Oxford: Oxford University Press, 2006.
BRASIL. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei no 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Diário Oficial da União 2011; 18 nov.
CARVALHO, Jailton; GULLINO, Daniel. Corrupção é principal preocupação para 62% dos brasileiros, mas denúncias podem ser coadjuvantes, Brasília. Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/corrupcao-principal-preocupacao-para-62-dos-brasileiros-mas-denuncias-podem-ser-coadjuvantes-22241432#ixzz5RDfzMydw Acesso em: 15 set. 2018.
CGU (2018), Relatório histórico do Programa Um por todos, todos por um. Pela Ética e Cidadania! - UPT Disponível em: http://www.cgu.gov.br/assuntos/controle-social/educacao-cidada/um-por-todos-e-todos-por-um-pela-etica-e-cidadania/arquivos/historico-programa-upt.docx Acesso em 8 nov. 2018.
HOWLETT, Michael; RAMESH, M; PERL, Anthony. Política Pública: seus ciclos e subsistemas: uma abordagem integral. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
KINGDON, John W. A model of agenda-setting, with applications. L. Rev. MSU-DCL, p. 331, 2001.
MARCONDES, Mariana Mazzini; SANDIM, Tatiana Lemos; DINIZ, Ana Paula Rodrigues. Transversalidade e Intersetorialidade: mapeamento do debate conceitual no cenário brasileiro. Administração Pública e Gestão Social, [S.l.], p. 22-33, jan. 2018. ISSN 2175-5787. Disponível em: <https://www.apgs.ufv.br/index.php/apgs/article/view/1527>. Acesso em: 07 nov. 2018. doi:https://doi.org/10.21118/apgs.v10i1.1527.
MASUD, Harika et al. International Practices to Promote Budget Literacy: Key Findings and Lessons Learned. The World Bank, 2017.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Construção de indicadores qualitativos para avaliação de mudanças. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v. 33, supl. 1, p. 83-91, 2009. Disponível http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000500009&lng=en&nrm=iso. Acesso em 15/set. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022009000500009.
MUCCIARONI, G. The Garbage Can Model and the Study of the Policy-making Process. In: ARARAL JR., E.; FRITZEN, S.; HOWLETT, M.; RAMESH, M.; XUN, W. Routledge Handbook of Public Policy. New York: Routledge, 2013.
PIRES, Roberto; LOPEZ, F. G.; SILVA, F. S. E. Métodos Qualitativos de Avaliação e suas Contribuições para o Aprimoramento de Políticas Públicas. In: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. (Org.). Brasil em Desenvolvimento: Estado, planejamento e políticas públicas. 1ed.Brasília: IPEA, 2010, v. 3, p. 661-688.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
La Revista da CGU sigue a la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY), que permite que los trabajos publicados se usen y compartan, siempre dando crédito a los autores y origen. Los contenidos publicados hasta 2019 tienen permiso genérico de uso y distribución con indicación obligatoria de autoría y origen.
La presentación de la propuesta implica un compromiso de no enviarla a otra revista y autoriza, si se aprueba, su publicación.Destacamos algunos puntos esenciales y no exhaustivos relacionados:
- La presentación de la propuesta también implica que el (los) autor (es) está (n) de acuerdo con la publicación, sin resultar en remuneración, reembolso o compensación de ningún tipo.
- Los textos publicados son responsabilidad de los autores y no representan necesariamente la opinión de la revista.
- La responsabilidad por cualquier plagio es responsabilidad del (de los) autor (es).
- La persona responsable de la presentación declara, bajo las sanciones de la Ley, que la información sobre la autoría del trabajo es completa y correcta.
También se destacan los elementos relacionados con nuestras Políticas editoriales, en particular con la Misión y Alcance de la revista, la Ética de Publicación, el Proceso de Evaluación por Pares y la Política de Acceso Abierto.
