A regulação de criptomoedas como instrumento de prevenção à lavagem de dinheiro

Autores

  • Fábio Luiz de Morais
  • Rondinelli Melo Alcântara Falcão

Palavras-chave:

Criptomoeda, Lavagem de dinheiro, Regulação

Resumo

Este artigo tem por objetivo estudar a regulação de criptomoedas como instrumento de prevenção à lavagem de dinheiro, no Brasil e no mundo. Com esse enfoque, verificou-se que a regulação preventiva das criptomoedas, em linha com a regulação mundial, em particular a aplicação de leis tributárias e leis de combate à lavagem de dinheiro e contra o financiamento de terrorismo, poderá: (i) inibir e prevenir fraudes e lavagem de dinheiro com criptomoedas; (ii) favorecer a investigação e responsabilização de agentes públicos e empresas; (iii) garantir padrões de integridade e de proteção do consumidor nas operações com criptomoedas; (iv) impulsionar o mercado, além de dar mais segurança jurídica aos investidores; e (v) se valer da tecnologia blockchain como instrumento de combate à lavagem de dinheiro.

Biografia do Autor

  • Fábio Luiz de Morais

    Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União – CGU, desde 2012. Lotado na CISEP/DIRAP/CRG. Formação em engenharia mecânica e Direito

  • Rondinelli Melo Alcântara Falcão

    Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União – CGU, desde 2014. Lotado na CGU-Regional/AL. Formação em Direito. Pós Graduado em Direito Público.

Downloads

Publicado

2022-11-29

Artigos Semelhantes

1-10 de 37

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.