O impacto das auditorias da CGU sobre o desempenho administrativo local
DOI:
https://doi.org/10.36428/revistadacgu.v3i5.251Resumo
O Programa de Fiscalização a partir dos Sorteios foi instituído pela Controladoria Geral da União (CGU) em 2003, e tem como principais objetivos inibidos e dissuadidos da corrupção. A esperada eficácia da fiscalização tem como pressuposto o processo de estímulo, entre os governantes, práticas mais rigorosas de controle, assegurando a correta aplicação do dinheiro público. Diversos estudos usam os resultados apresentados nos relatórios de órgãos para avaliar o nível de corrupção nos municípios, procurando associar essa questão com aspectos sociais, econômicos e políticos locais. Os relatórios publicados são uma fonte importante para medidas de corrupção ou ineficiência administrativa. Assim, o trabalho dos técnicos da CGU se tornou fundamental para pesquisas empíricas envolvendo o desempenho administrativo dos municípios brasileiros. Apesar da importância desse instrumento na elaboração de medidas de corrupção, sua eficácia para coibir mais administrações, seja pelo medo do gestor do seu município classificado, seja pelo fato de ser punido pelo meio de denúncias expostas nos relatórios, ainda não foi avaliado. Nesse sentido, o objetivo do artigo é apenas analisar o impacto das auditorias executadas na administração pública local.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
01.12.2008
Edição
Seção
Artigos
Licença
A Revista da CGU segue a uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY), que permite o uso e compartilhamento dos trabalhos publicados, desde que se atribua crédito aos autores e fontes. Os conteúdos publicados até 2019 contam com permissão genérica para uso e compartilhamento com indicação obrigatória de autoria e fonte.
Ressaltamos alguns pontos essenciais e não exaustivos relacionados:
- A submissão da contribuição implica compromisso de não a submeter a outro periódico e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
- A submissão da contribuição implica também que os autores concordam com a publicação, sem que disso resulte remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza.
- Os trabalhos publicados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião da Revista da CGU.
- A responsabilidade por eventuais plágios, fraudes ou imprecisões são de responsabilidade dos autores.
- O responsável pela submissão declara, sob as penas da Lei, que a informação sobre a autoria do trabalho é absolutamente completa e verdadeira.
Destacam-se, ainda, os demais itens relacionados às Políticas Editoriais, em especial sobre a Missão e Escopo, Ética da Publicação, Processo de Avaliação pelos Pares e Política de Acesso Livre.
Como Citar
O impacto das auditorias da CGU sobre o desempenho administrativo local. Revista da CGU, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 22–27, 2008. DOI: 10.36428/revistadacgu.v3i5.251. Disponível em: https://revista.cgu.gov.br/Revista_da_CGU/article/view/251. Acesso em: 21 nov. 2025.
