COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.36428/revistadacgu.v11i18.131Resumen
O Governo Federal Brasileiro conduziu, nos anos recentes, programas de inclusão digital que disponibilizaram de
microcomputadores e infraestrutura de acesso à internet para populações carentes. Tais programas, entretanto, não
atingiram os resultados esperados, o que levanta questões acerca das reais causas da exclusão digital. O presente artigo
tem por objetivo apresentar a exclusão digital como consequência de um contexto mais abrangente oriundo de outras
formas de exclusão, tais como a social, a econômica e a educacional. Dentre os fatores que contribuem para a inclusão
digital, além da disponibilização de infraestrutura, destaca-se o desenvolvimento da competência em informação. A par-
fazer a revisão da literatura sobre o tema, que
é proibida no Brasil, tem relação significativa entre o grau de instrução e o acesso à internet e sua utilização é bem mais motivada por aspectos relacionados à competência
em informações do que por questões tecnológicas , (verificadas / restritas / suportadas por) equipamentos e infraestrutura.
Descargas
Referencias
BONILLA, Maria Helena Silveira; OLIVEIRA, Paulo Cezar Souza. Inclusão digital: Ambiguidades em Curso. In: BONILLA, Maria Helena Silveira; PRETTO, Nelson De Luca. (Orgs.). Inclusão digital: polêmica contemporânea. Salvador: EDUFBA, 2011. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/4859/1/repositorio-Inclusao%20digital-polemica-final.pdf>. Acesso em: 19 fev. 2017.
BELLUZZO, R.C.B.; KOBAYASHI, M. do C.; FERES, G.G. Information literacy: um indicador de competência para a formação permanente de professores na sociedade do conhecimento. Educação Temática Digital, Campinas, v.6, n.1, p.88-99, dez. 2004. Disponível em: <http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1004/1019>. Acesso em: 03.03.2016.
CAPURRO, Rafael. Ética intercultural de la información. In: GOMES, Henriette Ferreira; BOTTENTUIT, Aldinar Martins; OLIVEIRA, Maria Odaisa Espinheiro (Orgs.). A Ética na Sociedade, na área da Informação e na atuação profissional: o olhar da Filosofia, da Sociologia, da Ciência da Informação e da Formação e do Exercício Profissional do Bibliotecário no Brasil. Brasília, DF: Conselho Federal de Biblioteconomia, 2009.
CASTELLS, Manuel. A divisão digital numa perspectiva global. In: _____. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO - CGU. Relatório de Avaliação da Execução de Programas de Governo N.º 16 - Infraestrutura de Tecnologia da Informação para a Educação Básica Pública (PROINFO). Brasília: CGU, 2013. Disponível em: <http://auditoria.cgu.gov.br/public/relatorio/consultar.jsf?rel=2589>. Acesso em: 09 fev. 2017.
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO - CGU. Relatório de Avaliação da Execução de Programas de Governo N.º 39 - Implantação de Telecentros Comunitários. Brasília: CGU, 2015. Disponível em: <http://auditoria.cgu.gov.br/public/relatorio/consultar.jsf?rel=3314>. Acesso em: 09 fev. 2017.
DUPUY, Gabriel. A exclusão digital: mitos e realidade. In: Revista RA´E GA, Curitiba: Editora UFPR, v. 16, pp. 187-191, 2008. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5380/raega.v16i0.14763>. Acesso em: 09 fev. 2017.
GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; COSTA, José Wilson; SANTOS, Ademir José. A exclusão digital: O reflexo da desigualdade social no Brasil. In: Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, SP, v. 24, n. 2, p. 68-85, maio/ago. 2013. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i2.2480>. Acesso em 02 fev. 2017.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - Mensal. 2015. Disponível em: <http://downloads.ibge.gov.br/downloads_estatisticas.htm>. Acesso em: 9 fev. 2017.
INTERNET WORLD STATS. Internet Usage and Population Statistics for South America. 2016. Disponível em: < http://www.internetworldstats.com/stats15.htm >. Acesso em: 14 fev. 2017.
LA SELVA, Alma Rosa Alva. Los nuevos rostros de la desigualdad en el siglo XXI: la brecha digital. In: Revista Mexicana de Ciencias Políticas y Sociales. Universidad Nacional Autónoma de México. v. 60, n. 223, enero-abril de 2015, pp. 265-286. Disponível em: <http://www.revistas.unam.mx/index.php/rmspys/article/view/45387 >. Acesso em: 09 fev. 2017.
MARCIALES VIVAS, Gloria Patricia. Competência Informacional y Brecha Digital: Preguntas e problemas emergentes derivados de investigación. In: Nómadas. Universidade Central, Colômbia. n. 36, abril de 2012. pp. 127-142. Disponível em: <http://www.scielo.org.co/pdf/noma/n36/n36a09.pdf>. Acesso em: 09 fev. 2017.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2015.
MARTINÉZ-NICOLÁS, Manuel. De la brecha digital a la brecha cívica. Acceso a las tecnologías de la comunicación y participación ciudadana... In: Revista TELOS (Cuadernos de Comunicación e Innovación), Madrid: Fundación Telefónica, v. 86, pp. 1-14, enero-marzo 2011. Disponível em: < https://goo.gl/Kw2zqv>. Acesso em: 09 fev. 2017.
NERI, Marcelo Cortes. Mapa da inclusão digital. Rio de Janeiro: FGV, CPS, 2012. Disponível em: < http://cps.fgv.br/pesquisas/mapa-da-inclusao-digital>. Acesso em: 12 fev. 2017.
URIBE TIRADO, Alejandro. Interrelaciones entre veinte definiciones-descripciones del concepto de alfabetización en información: propuesta de macro-definición. In: Revista Cubana de Información en Ciencias de la Salud - Acimed, v. 20, n. 4, pp. 1-22, 2009. Disponível em: < http://scielo.sld.cu/pdf/aci/v20n4/aci011009.pdf>. Acesso em: 13 fev. 2017.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
La Revista da CGU sigue a la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY), que permite que los trabajos publicados se usen y compartan, siempre dando crédito a los autores y origen. Los contenidos publicados hasta 2019 tienen permiso genérico de uso y distribución con indicación obligatoria de autoría y origen.
La presentación de la propuesta implica un compromiso de no enviarla a otra revista y autoriza, si se aprueba, su publicación.Destacamos algunos puntos esenciales y no exhaustivos relacionados:
- La presentación de la propuesta también implica que el (los) autor (es) está (n) de acuerdo con la publicación, sin resultar en remuneración, reembolso o compensación de ningún tipo.
- Los textos publicados son responsabilidad de los autores y no representan necesariamente la opinión de la revista.
- La responsabilidad por cualquier plagio es responsabilidad del (de los) autor (es).
- La persona responsable de la presentación declara, bajo las sanciones de la Ley, que la información sobre la autoría del trabajo es completa y correcta.
También se destacan los elementos relacionados con nuestras Políticas editoriales, en particular con la Misión y Alcance de la revista, la Ética de Publicación, el Proceso de Evaluación por Pares y la Política de Acceso Abierto.
