COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.36428/revistadacgu.v11i18.131Abstract
O Governo Federal Brasileiro conduziu, nos anos recentes, programas de inclusão digital que disponibilizaram de
microcomputadores e infraestrutura de acesso à internet para populações carentes. Tais programas, entretanto, não
atingiram os resultados esperados, o que levanta questões acerca das reais causas da exclusão digital. O presente artigo
tem por objetivo apresentar a exclusão digital como consequência de um contexto mais abrangente oriundo de outras
formas de exclusão, tais como a social, a econômica e a educacional. Dentre os fatores que contribuem para a inclusão
digital, além da disponibilização de infraestrutura, destaca-se o desenvolvimento da competência em informação. A par-
fazer a revisão da literatura sobre o tema, que
é proibida no Brasil, tem relação significativa entre o grau de instrução e o acesso à internet e sua utilização é bem mais motivada por aspectos relacionados à competência
em informações do que por questões tecnológicas , (verificadas / restritas / suportadas por) equipamentos e infraestrutura.
Downloads
References
BONILLA, Maria Helena Silveira; OLIVEIRA, Paulo Cezar Souza. Inclusão digital: Ambiguidades em Curso. In: BONILLA, Maria Helena Silveira; PRETTO, Nelson De Luca. (Orgs.). Inclusão digital: polêmica contemporânea. Salvador: EDUFBA, 2011. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/4859/1/repositorio-Inclusao%20digital-polemica-final.pdf>. Acesso em: 19 fev. 2017.
BELLUZZO, R.C.B.; KOBAYASHI, M. do C.; FERES, G.G. Information literacy: um indicador de competência para a formação permanente de professores na sociedade do conhecimento. Educação Temática Digital, Campinas, v.6, n.1, p.88-99, dez. 2004. Disponível em: <http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1004/1019>. Acesso em: 03.03.2016.
CAPURRO, Rafael. Ética intercultural de la información. In: GOMES, Henriette Ferreira; BOTTENTUIT, Aldinar Martins; OLIVEIRA, Maria Odaisa Espinheiro (Orgs.). A Ética na Sociedade, na área da Informação e na atuação profissional: o olhar da Filosofia, da Sociologia, da Ciência da Informação e da Formação e do Exercício Profissional do Bibliotecário no Brasil. Brasília, DF: Conselho Federal de Biblioteconomia, 2009.
CASTELLS, Manuel. A divisão digital numa perspectiva global. In: _____. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO - CGU. Relatório de Avaliação da Execução de Programas de Governo N.º 16 - Infraestrutura de Tecnologia da Informação para a Educação Básica Pública (PROINFO). Brasília: CGU, 2013. Disponível em: <http://auditoria.cgu.gov.br/public/relatorio/consultar.jsf?rel=2589>. Acesso em: 09 fev. 2017.
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO - CGU. Relatório de Avaliação da Execução de Programas de Governo N.º 39 - Implantação de Telecentros Comunitários. Brasília: CGU, 2015. Disponível em: <http://auditoria.cgu.gov.br/public/relatorio/consultar.jsf?rel=3314>. Acesso em: 09 fev. 2017.
DUPUY, Gabriel. A exclusão digital: mitos e realidade. In: Revista RA´E GA, Curitiba: Editora UFPR, v. 16, pp. 187-191, 2008. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5380/raega.v16i0.14763>. Acesso em: 09 fev. 2017.
GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; COSTA, José Wilson; SANTOS, Ademir José. A exclusão digital: O reflexo da desigualdade social no Brasil. In: Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, SP, v. 24, n. 2, p. 68-85, maio/ago. 2013. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i2.2480>. Acesso em 02 fev. 2017.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - Mensal. 2015. Disponível em: <http://downloads.ibge.gov.br/downloads_estatisticas.htm>. Acesso em: 9 fev. 2017.
INTERNET WORLD STATS. Internet Usage and Population Statistics for South America. 2016. Disponível em: < http://www.internetworldstats.com/stats15.htm >. Acesso em: 14 fev. 2017.
LA SELVA, Alma Rosa Alva. Los nuevos rostros de la desigualdad en el siglo XXI: la brecha digital. In: Revista Mexicana de Ciencias Políticas y Sociales. Universidad Nacional Autónoma de México. v. 60, n. 223, enero-abril de 2015, pp. 265-286. Disponível em: <http://www.revistas.unam.mx/index.php/rmspys/article/view/45387 >. Acesso em: 09 fev. 2017.
MARCIALES VIVAS, Gloria Patricia. Competência Informacional y Brecha Digital: Preguntas e problemas emergentes derivados de investigación. In: Nómadas. Universidade Central, Colômbia. n. 36, abril de 2012. pp. 127-142. Disponível em: <http://www.scielo.org.co/pdf/noma/n36/n36a09.pdf>. Acesso em: 09 fev. 2017.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2015.
MARTINÉZ-NICOLÁS, Manuel. De la brecha digital a la brecha cívica. Acceso a las tecnologías de la comunicación y participación ciudadana... In: Revista TELOS (Cuadernos de Comunicación e Innovación), Madrid: Fundación Telefónica, v. 86, pp. 1-14, enero-marzo 2011. Disponível em: < https://goo.gl/Kw2zqv>. Acesso em: 09 fev. 2017.
NERI, Marcelo Cortes. Mapa da inclusão digital. Rio de Janeiro: FGV, CPS, 2012. Disponível em: < http://cps.fgv.br/pesquisas/mapa-da-inclusao-digital>. Acesso em: 12 fev. 2017.
URIBE TIRADO, Alejandro. Interrelaciones entre veinte definiciones-descripciones del concepto de alfabetización en información: propuesta de macro-definición. In: Revista Cubana de Información en Ciencias de la Salud - Acimed, v. 20, n. 4, pp. 1-22, 2009. Disponível em: < http://scielo.sld.cu/pdf/aci/v20n4/aci011009.pdf>. Acesso em: 13 fev. 2017.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
The Revista da CGU follows the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY), which allows the use and sharing of published works with mandatory indication of authors and sources. Contents published until 2019 have generic permission for use and sharing with mandatory indication of authorship and source.
We highlight some essential and non-exhaustive points related:
- The submission of the proposal implies a commitment not to submit it to another journal and authorizes if approved, its publication.
- The submission of the proposal also implies that the author(s) agrees with the publication, without resulting in remuneration, reimbursement, or compensation of any kind.
- The published texts are the responsibility of the authors and do not necessarily represent the opinion of the journal.
- Responsibility for any plagiarism is the responsibility of the author(s).
- The person responsible for the submission declares, under the penalties of the Law, that the information on the authorship of the work is complete and correct.
Also highlighted are the items related to our Editorial Policies, in particular on the Focus and Scope, Publication Ethics, Peer Review Process, and Open Access Policy.
