Controle Social: transparência das políticas públicas e fomento ao exercício de cidadania
DOI:
https://doi.org/10.36428/revistadacgu.v3i5.256Resumo
Falar de controle social é tratar a participação da sociedade na administração pública, definição de diretrizes, avaliação de conduta de agentes públicos, gestão de políticas públicas, enfim, participação efetiva da sociedade em tudo o que direta ou indiretamente afeta o bem -estar comum. O controle exercido pela sociedade é um elemento de importância fundamental para o estímulo de práticas corretas pelos atores sociais, e, por isso, é um instrumento inibidor de desvios e abusos no tratado da coisa pública, além de propiciar a inclusão social. Muitos são obstáculos para o alcance do controle social, dentre os quais: uma presença de legislação desatualizada e incoerente; uma descrição por parte da sociedade na possibilidade de mudança positiva da gestão pública; o baixo nível de escolaridade da maior parte da população; e os interesses individuais, principalmente dos “poderosos” que conflitam com o interesse comum. Entretanto, verifica-se, na história do Brasil, vários exemplos de participação social é possível obter vitórias para todos, e que, para tal, a transparência e o acesso à informação tornam-se imprescindíveis.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
01.12.2008
Edição
Seção
Artigos
Licença
A Revista da CGU segue a uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY), que permite o uso e compartilhamento dos trabalhos publicados, desde que se atribua crédito aos autores e fontes. Os conteúdos publicados até 2019 contam com permissão genérica para uso e compartilhamento com indicação obrigatória de autoria e fonte.
Ressaltamos alguns pontos essenciais e não exaustivos relacionados:
- A submissão da contribuição implica compromisso de não a submeter a outro periódico e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
- A submissão da contribuição implica também que os autores concordam com a publicação, sem que disso resulte remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza.
- Os trabalhos publicados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião da Revista da CGU.
- A responsabilidade por eventuais plágios, fraudes ou imprecisões são de responsabilidade dos autores.
- O responsável pela submissão declara, sob as penas da Lei, que a informação sobre a autoria do trabalho é absolutamente completa e verdadeira.
Destacam-se, ainda, os demais itens relacionados às Políticas Editoriais, em especial sobre a Missão e Escopo, Ética da Publicação, Processo de Avaliação pelos Pares e Política de Acesso Livre.
Como Citar
Controle Social: transparência das políticas públicas e fomento ao exercício de cidadania. Revista da CGU, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 28–45, 2008. DOI: 10.36428/revistadacgu.v3i5.256. Disponível em: https://revista.cgu.gov.br/Revista_da_CGU/article/view/256. Acesso em: 16 nov. 2025.
