Dossiê Especial Vinte Anos do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal - SisCor: duas décadas aprimorando a responsabilização administrativa no Brasil
Palavras-chave:
editorialResumo
Este editorial tem como objetivo traçar um panorama da coletânea comemorativa intitulada “Sistema de Correição do Poder Executivo Federal – SisCor: Duas Décadas de Avanços na Defesa da Ética e Integridade no Serviço Público – Reflexões e Propostas”, cujos trabalhos marcam os vinte anos do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal (SisCor). Redigido pelos editores especiais desta Edição, o texto celebra duas décadas de aprimoramento institucional e consolidação de uma cultura de responsabilização administrativa orientada pela justiça, pela eficiência e pela confiança pública. O editorial revisita a trajetória do SisCor desde sua criação, destacando a profissionalização da atividade correcional, a padronização de procedimentos e a construção de uma infraestrutura nacional de governança e aprendizado. Ao longo desse percurso, o Sistema evoluiu de uma estrutura voltada à organização de fluxos e registros para uma rede integrada de conhecimento e prevenção de irregularidades, fortalecendo a juridicidade, a proporcionalidade e a qualidade das decisões disciplinares. Assim, o editorial cumpre dupla função: apresentar o conteúdo da coletânea e contextualizar o significado histórico e institucional do SisCor.
Downloads
Referências
Não há.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista da CGU

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista da CGU segue a uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY), que permite o uso e compartilhamento dos trabalhos publicados, desde que se atribua crédito aos autores e fontes. Os conteúdos publicados até 2019 contam com permissão genérica para uso e compartilhamento com indicação obrigatória de autoria e fonte.
Ressaltamos alguns pontos essenciais e não exaustivos relacionados:
- A submissão da contribuição implica compromisso de não a submeter a outro periódico e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
- A submissão da contribuição implica também que os autores concordam com a publicação, sem que disso resulte remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza.
- Os trabalhos publicados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião da Revista da CGU.
- A responsabilidade por eventuais plágios, fraudes ou imprecisões são de responsabilidade dos autores.
- O responsável pela submissão declara, sob as penas da Lei, que a informação sobre a autoria do trabalho é absolutamente completa e verdadeira.
Destacam-se, ainda, os demais itens relacionados às Políticas Editoriais, em especial sobre a Missão e Escopo, Ética da Publicação, Processo de Avaliação pelos Pares e Política de Acesso Livre.
