O Perfil dos Solicitantes dos Pedidos de Acesso à Informação
Análise com os Dados da Plataforma Fala.BR de 2012 a 2021
DOI:
https://doi.org/10.36428/revistadacgu.v14i25.447Keywords:
Informação, Pedido, Transparência, Setor público, Comportamento informacionalAbstract
O objetivo deste estudo foi analisar o perfil dos solicitantes dos pedidos de acesso à informação a partir dos dados da plataforma Fala.BR. Como suporte teórico, foi utilizada a literatura sobre o comportamento de busca informacional, além de aspectos da lei de acesso à informação (LAI), transparência e accountability. A coleta de dados foi realizada em maio/2021 e considerou o período de 2012 a 2021. Mais de 260.000 observações, incluindo pessoas físicas e jurídicas, foram examinadas. Os resultados apontaram que o perfil do solicitante – pessoa física, em geral, é caracterizado por ser do sexo masculino, com idade de 30 a 47 anos, com ensino superior completo, servidor público ou acadêmico e que reside na região Sudeste. Quanto ao solicitante - pessoa jurídica, a maioria é brasileira, está localizada na região Sudeste e é de pequeno ou médio porte. Apesar destes achados, é pertinente apontar que o perfil do solicitante – pessoa física vem se alterando nos últimos anos. Houve um crescimento proporcional dos pedidos feitos por pessoas do sexo feminino, com ensino médio e da faixa de idade de 12 a 29 anos. Futuras investigações podem avaliar os motivos do aumento dos pedidos por indivíduos com estas características.
Downloads
References
BALDISSERA, J. F. et al. Transparência na gestão pública: Aplicação da LAI no município de Cascavel sob a teoria contingencial. Revista Competitividade e Sustentabilidade, v. 4, n. 1, p. 47–62, 2017. Recuperado de: https://doi.org/10.5935/2359-5876.20170005
BIRSKYTE, L. Determinants of Budget Transparency in Lithuanian Municipalities. Public Performance & Management Review, v. 42, n. 3, p. 707–731, 2019. Recuperado de: https://doi.org/10.1080/15309576.2018.1507915
BRASIL. Fala.BR - Módulo Acesso à Informação. Brasília: 2021a. Recuperado de: https://www.gov.br/acessoainformacao/pt-br/falabr. Acesso em: 21 maio 2021.
BRASIL. Lei No 12.527, de 18 de novembro de 2011. Brasília: 2011. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm
BRASIL. Portal da Transparência. Brasília: 2021b. Recuperado de: http://www.transparencia.gov.br/. Acesso em: 21 maio 2021.
CASA CIVIL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Guia da Política de Governança Pública. Brasília: 2018. Recuperado de: https://www.gov.br/casacivil/pt-br/centrais-de-conteudo/downloads/guia-da-politica-de-governanca-publica.
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO. Acesso à Informação Pública: Uma introdução à Lei no 12.527, de 18 de novembro de 2011. Brasília: 2011. Recuperado de: www.cgu.gov.br.
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO. Download de Dados LAI. Brasília: 2021. Recuperado de: https://falabr.cgu.gov.br/publico/DownloadDados/DownloadDadosLai.aspx. Acesso em: 21 maio 2021.
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO. Manual do Fala.BR - Módulo de Acesso à Informação: Guia do Usuário. Brasília: 2020. Recuperado de: https://repositorio.cgu.gov.br/bitstream/1/46644/1/manual_falabr_guia_usuario.pdf.
ELLIS, D. A behavioural approach to information retrieval system design. Journal of Documentation, v. 45, n. 3, p. 171–212, 1989. Recuperado de: https://doi.org/10.1108/eb026843
FREIRE, F. R.; BATISTA, C. M. Como o cidadão avalia o Portal? Um estudo com os usuários do Portal da Transparência do Governo Federal. Revista da CGU, v. 8, n. 13, p. 373–403, 2016. Recuperado de: https://doi.org/10.36428/revistadacgu.v8i13.19
GAMA, J. R.; RODRIGUES, G. M. Transparência e acesso à informação: um estudo da demanda por informações contábeis nas universidades federais brasileiras. Transinformação, v. 28, n. 1, p. 47–58, 2016. Recuperado de: https://doi.org/10.1590/2318-08892016002800004
HENRIQUE, L. C. J.; BARBOSA, R. R. Busca da informação em marketing: a perspectiva da ciência da informação. Revista de Administração de Empresas, v. 49, n. 2, p. 221–233, 2009. Recuperado de: https://doi.org/10.1590/S0034-75902009000200008
HERNÁNDEZ SALAZAR, P. et al. Análisis de modelos de comportamiento en la búsqueda de información. Ciência da Informação, v. 36, n. 1, p. 136–146, 2007. Recuperado de: https://doi.org/10.1590/S0100-19652007000100010
HUBER, J. T.; CRUZ, J. M. Information Needs and Information-Seeking Behaviors of HIV Positive Men and Women. Medical Reference Services Quarterly, v. 19, n. 3, p. 39–48, 2000. Recuperado de: https://doi.org/10.1300/J115v19n03_03
JOROSI, B. N. The Information Needs and Information Seeking Behaviours of SME Managers in Botswana. Libri, v. 56, n. 2, p. 97–107, 2006. Recuperado de: https://doi.org/10.1515/LIBR.2006.97
LEE, J. H.; CHO, H.; KIM, Y.-S. Users’ music information needs and behaviors: Design implications for music information retrieval systems. Journal of the Association for Information Science and Technology, v. 67, n. 6, p. 1301–1330, 2016. Recuperado de: https://doi.org/10.1002/asi.23471
MARTÍNEZ-SILVEIRA, M.; ODDONE, N. Necessidades e comportamento informacional: conceituação e modelos. Ciência da Informação, v. 36, n. 2, p. 118–127, 2007. Recuperado de: https://doi.org/10.1590/S0100-19652007000200012
MICHENER, G.; CONTRERAS, E.; NISKIER, I. Da opacidade à transparência? Avaliando a Lei de Acesso à Informação no Brasil cinco anos depois. Revista de Administração Pública, v. 52, n. 4, p. 610–629, 2018. Recuperado de: https://doi.org/10.1590/0034-761220170289
PERES, L. N. et al. Transparência passiva do governo federal brasileiro: o mesmo acesso para todos? Revista Universo Contábil, v. 16, n. 3, 140-159 2020. Recuperado de: www.furb.br/universocontabil
R CORE TEAM. R: a language and environment for statistical computing. Vienna, AT: R Foundation for Statistical Computing, 2020.
SASSO, M. et al. Análise Descritiva dos Pedidos de Acesso à Informação ao Governo Federal por meio do Portal Acesso à Informação. Revista da CGU, v. 9, n. 14, p. 601–617, 2017. Recuperado de: https://doi.org/10.36428/revistadacgu.v9i14.93
SCHILLEMANS, T. Managing Public Accountability: How Public Managers Manage Public Accountability. International Journal of Public Administration, v. 38, n. 6, p. 433–441, 2015. Recuperado de: https://doi.org/10.1080/01900692.2014.949738
SILVA, W. A. de O. e; BRUNI, A. L. Variáveis socioeconômicas determinantes para a transparência pública passiva nos municípios brasileiros. Revista de Administração Pública, v. 53, n. 2, p. 415–431, 2019. Recuperado de: https://doi.org/10.1590/0034-761220170383
WILSON, T. D. Information behaviour: An interdisciplinary perspective. Information Processing & Management, v. 33, n. 4, p. 551–572, 1997. Recuperado de: https://doi.org/10.1016/S0306-4573(97)00028-9
WILSON, T. D. Models in information behaviour research. Journal of Documentation, v. 55, n. 3, p. 249–270, 1999. Recuperado de: https://doi.org/10.1108/EUM0000000007145
WILSON, T. D. On user studies and information needs. Journal of Documentation, v. 37, n. 1, p. 3–15, 1981. Recuperado de: https://doi.org/10.1108/eb026702
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista da CGU

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Revista da CGU follows the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY), which allows the use and sharing of published works with mandatory indication of authors and sources. Contents published until 2019 have generic permission for use and sharing with mandatory indication of authorship and source.
We highlight some essential and non-exhaustive points related:
- The submission of the proposal implies a commitment not to submit it to another journal and authorizes if approved, its publication.
- The submission of the proposal also implies that the author(s) agrees with the publication, without resulting in remuneration, reimbursement, or compensation of any kind.
- The published texts are the responsibility of the authors and do not necessarily represent the opinion of the journal.
- Responsibility for any plagiarism is the responsibility of the author(s).
- The person responsible for the submission declares, under the penalties of the Law, that the information on the authorship of the work is complete and correct.
Also highlighted are the items related to our Editorial Policies, in particular on the Focus and Scope, Publication Ethics, Peer Review Process, and Open Access Policy.
