Acesso à informação no Brasil e ciência de dados

classificação hierárquica descendente em pedidos realizados à Prefeitura de São Paulo de 2012 a 2019

Autores

  • Claudio Henrique Fontenelle Santos Controladoria-Geral da União
  • Ana Lúcia Romão Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas - ISCSP ; Universidade de Lisboa - UL https://orcid.org/0000-0003-2730-4007

DOI:

https://doi.org/10.36428/revistadacgu.v14i26.544

Palavras-chave:

acesso à informação, análise de texto por computador, classificação hierárquica descendente, classificação de tópicos, pedidos de acesso à informação

Resumo

 Buscou-se compreender de que forma a ciência de dados e as tecnologias de mineração e classificação de textos podem contribuir para uma melhor compreensão, agregada, dos pedidos de acesso à informação. A pesquisa utilizou dados dos pedidos de acesso à informação feitos à Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP), de 2012 a 2019, disponíveis no Portal de Dados Abertos da municipalidade, propondo a identificação e classificação das principais questões apresentadas. Os 39.369 textos dos pedidos de acesso submetidos à PMSP foram reunidos em um corpus e submetidos a análise por meio de Classificação Hierárquica Descendente (CHD). Nesse mesmo corpus foram inseridas cinco variáveis demográficas para cada pedido, que foram submetidos a uma rotina padrão de pré-processamento de texto, selecionando 31.946 pedidos (81,16%) para análise pela CHD. Ao propor uma classificação de textos como uma metodologia para análise de dados textuais, reforçou-se um paradigma de que dados textuais não pertencem apenas ao campo qualitativo. Além disso, a consideração de apenas nomes, excluídos verbos e advérbios; e os adjetivos mais ocorrentes serem usados como parte de expressões, permitiu uma otimização do contexto dos pedidos, proporcionando classificar os dados textuais de maneira mais objetiva, mitigando o viés dos investigadores. Da análise por meio da Classificação Hierárquica Descendente resultaram sete classes: 1 - Bairros e distritos; 2 - Trâmite e documentos processuais; 3 - Contratações públicas; 4 - Mobilidade urbana; 5 - Família: saúde, educação e assistência social; 6 - Imóveis; e 7 - Concursos e cargos públicos. O artigo apresenta também outros estudos de caso relevantes para a pesquisa, com referências encontradas na análise de pedidos de acesso à informação , contribuindo para a compreensão de pedidos dos cidadãos de modo aglutinado e permitindo aos tomadores de decisões um melhor entendimento das demandas da sociedade, podendo resultar em políticas públicas mais focadas.

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Biografia do Autor

  • Ana Lúcia Romão, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas - ISCSP ; Universidade de Lisboa - UL

    Doutora em Economia, Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa), Investigador do Centro de Administração Pública e Políticas Públicas (CAPP, ISCSP-ULisboa) e do Centro de Investigação e Estudos em Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL, ISCTE-IUL) e membro do Observatório da Desigualdade (OD). Tem trabalhado na área de administração pública, finanças públicas, análise estratégica da indústria, desigualdade e direitos humanos.

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11.006

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Publicado

20.12.2022

Edição

Seção

Ciência de Dados na Administração Pública: Desafios e Oportunidades

Como Citar

Acesso à informação no Brasil e ciência de dados: classificação hierárquica descendente em pedidos realizados à Prefeitura de São Paulo de 2012 a 2019. Revista da CGU, [S. l.], v. 14, n. 26, 2022. DOI: 10.36428/revistadacgu.v14i26.544. Disponível em: https://revista.cgu.gov.br/Revista_da_CGU/article/view/544. Acesso em: 2 maio. 2025.

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