Análise, otimização e acompanhamento de um serviço de psicologia universitário: uma abordagem baseada em ciência de dados
DOI:
https://doi.org/10.36428/revistadacgu.v15i27.561Palavras-chave:
Serviço de Psicologia, Gestão Pública, Ciência de Dados, Mineração de Textos, Psicologia EducacionalResumo
É inegável a correlação positiva entre saúde mental e desempenho acadêmico. Apesar disso, é patente a escassez de recursos destinados à promoção da saúde mental, sobretudo no contexto universitário.. Destarte, faz-se imperativo a otimização dos parcos recursos a fim de potencializar o impacto das ações neste cenário. Considerando que a Universidade Federal do Oeste do Pará é exemplo desta problemática, com duas psicólogas de referência à frente do Núcleo de Psicologia (NUPSI) da instituição, responsável pela promoção de saúde mental para um público de mais de 8.000 usuários, entre estudantes da graduação e pós graduação; o presente estudo reporta o uso de ciência de dados para otimizar as ações do setor, definindo políticas públicas estudantis mais adequadas para uma Universidade multicampi, localizada no interior da Amazônia, especificamente nas regiões do baixo Amazonas e Tapajós. Usando uma abordagem similar à pesquisa-ação, com fases diagnóstica, prescritiva e segmental, sendo que em todas, foram utilizadas técnicas de análise exploratória e visualização de dados, bem como mineração de textos. Os resultados alcançados, tangíveis e intangíveis, geraram impacto positivo, não só no NUPSI, mas extrapolando para outros setores da instituição. O método de trabalho reportado é escalável, pode ser aplicado a outras Universidades.
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