Como somos vistos? Análise da imagem organizacional pública utilizando ciência de dados

Autores/as

  • Carolina Coelho da Silveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Carla Bonato Marcolin Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0003-0260-5073
  • Carlos Henrique Rodrigues Agência Nacional de Energia Elétrica

DOI:

https://doi.org/10.36428/revistadacgu.v14i26.559

Palabras clave:

Imagem Organizacional Pública, Notícias, Ciência de Dados, NLP

Resumen

La imagen organizacional se entiende como las percepciones del público en torno a una organización. Para las organizaciones públicas es importante manejar dicha imagen, ya que interfiere directamente en su relación con los diferentes actores, así como en su legitimidad y credibilidad en la sociedad. En este sentido, los vehículos de prensa tienen una gran influencia en la imagen organizacional, pero existen desafíos al analizar la imagen organizacional a través de estas fuentes. Por ello, el objetivo de este artículo es utilizar técnicas de Ciencia de los Datos para analizar la imagen organizacional de una organización pública a través de la prensa nacional, centrándonos en portales de noticias y periódicos. Para la validación se utilizó el caso de la Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Los pasos metodológicos consistieron en definir, recopilar, preparar y analizar datos, y se utilizaron técnicas de Procesamiento del Lenguaje Natural. Los principales resultados refuerzan la evidencia de una fuerte relación entre la imagen de ANEEL y la imagen del Gobierno, y que existe una disparidad entre la imagen transmitida por el titular y la noticia en su totalidad. Asimismo, se observó el uso de estrategias de comunicación (etiquetado, agenda-setting, linkage y framing) por parte de los vehículos de prensa. Para futuros estudios, se sugiere el uso de otras fuentes de datos y también la validación de otros casos.

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Biografía del autor/a

  • Carla Bonato Marcolin, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutora em Administração (Linha Pesquisa Operacional) e Mestre em Administração (Linha Gestão de Sistemas e TI) pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UFRGS. Possui especialização em Finanças pela mesma instituição, e graduação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é professora da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e realizou pós-doutoramento na Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV). Trabalhou com análise e desenvolvimento de sistemas personalizados para PMEs e com gestão de contratos com órgãos públicos. Trabalha com R e possui familiaridade com SQL e estrutura de dados, bem como com técnicas de Processamento de Linguagem Natural (NLP) e de Aprendizado de Máquina (Machine Learning). Principais interesses de pesquisa incluem inteligência artificial, analytics, mineração de dados e principalmente mineração de texto.

  • Carlos Henrique Rodrigues, Agência Nacional de Energia Elétrica

    Mestre em Administração (2012) pela Universidade de Brasília, Especialista em Gestão Empresarial (2003) e Graduado em Administração (2000), pela Universidade Federal de Uberlândia. Chefe Adjunto de Assessoria de Gestão, atua na coordenação de atividades ligadas ao planejamento estratégico, gestão de processos, projetos e orçamento na Assessoria Institucional da Diretoria. Coordena projeto de pesquisa de imagem institucional englobando a percepção dos diversos stakeholders relacionados ao setor elétrico e consumidores de energia elétrica. Responsável pela implementação de projeto de Ensino à Distância, voltado para o público externo buscando fortalecer fortalecer o processo de participação pública, considerando os diversos públicos de relacionamento institucional. Coordenou a participação da Agência no Guia de Melhores Empresas para Trabalhar da revista Você S/A. Atuou por nove anos na área de Recursos Humanos, nos diversos subsistemas de Gestão de Pessoas, incluindo cadastro, folha de pagamento, saúde, qualidade de vida, gestão do desempenho, provimento de pessoal, realização de concursos públicos, capacitação e desenvolvimento, e gestão por competências. Nesse período atuou por mais de três anos como Coordenador de Capacitação e Desenvolvimento sendo responsável por todas as etapas do processo, bem como pela implantação da capacitação baseada em competências. Atuou no processo de construção do Guia da Gestão da Capacitação por Competências organizado pela Secretaria de Gestão Pública. Possui experiência profissional e na docência de ensino superior e pós-graduação, e em atividades de instrutoria na área de Administração e Gestão de Pessoas, atuando em temas como: cargos e salários, avaliação de desempenho, cultura organizacional, carreira profissional, qualidade de vida, treinamento, desenvolvimento e educação corporativa, satisfação, qualidade de vida no trabalho e desenvolvimento. Atua como facilitador em cursos sobre gestão por competências, TD&E, avaliação de resultados em TD&E e Desenvolvimento Gerencial em órgãos como: ANVISA, MDS, MPDFT, STM e CNPq. Atuou no processo de seleção e posteriormente como professor e orientador no curso de pós-graduação em Gestão de Pessoas no Setor Público, promovido pela ENAP e faz parte do quadro de docentes no Programa de formação em Gestão de Pessoas. Responsável pela elaboração de estudo de caso, por meio de projeto de parceria entre ENAP e Ministério da Economia (antigo Planejamento) visando descrever a experiência na criação e implementação das Funções Comissionadas do Poder Executivo (FCPE).

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Publicado

2022-12-20

Número

Sección

Ciência de Dados na Administração Pública: Desafios e Oportunidades

Cómo citar

Como somos vistos? Análise da imagem organizacional pública utilizando ciência de dados. Revista da CGU, [S. l.], v. 14, n. 26, 2022. DOI: 10.36428/revistadacgu.v14i26.559. Disponível em: https://revista.cgu.gov.br/Revista_da_CGU/article/view/559.. Acesso em: 21 nov. 2024.

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