Inteligência Artificial no Combate à Fraude e Corrupção: A experiência da Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.36428/revistadacgu.v15i27.531Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Big Data, Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro, Detecção de Fraude, Combate à CorrupçãoResumo
Este artigo relata as etapas que estão sendo realizadas pela Controladoria Geral do Município do RJ para desenvolver ferramentas customizadas de Inteligência Artificial e planejar a sua utilização na análise de bases de dados grandes e semi-estruturados ( Big Data ) para a detecção de fraudes, corrupção e demais atos ímprobos.
Downloads
Referências
Turing, Alan (1950). Computing machinery and intelligence, Mind no49, pp 433-460
United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. UNESCO (2022) Recommendations on The Ethics of Artificial Intelligence. Paris, recuperado de https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000381137
West, Darrel (2021, 10 de setembro). Using AI to Reduce Government Fraud. Recuperado de https://www.brookings.edu/research/using-ai-and-machine-learning-to-reduce-government-fraud/
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista da CGU

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista da CGU segue a uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY), que permite o uso e compartilhamento dos trabalhos publicados, desde que se atribua crédito aos autores e fontes. Os conteúdos publicados até 2019 contam com permissão genérica para uso e compartilhamento com indicação obrigatória de autoria e fonte.
Ressaltamos alguns pontos essenciais e não exaustivos relacionados:
- A submissão da contribuição implica compromisso de não a submeter a outro periódico e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
- A submissão da contribuição implica também que os autores concordam com a publicação, sem que disso resulte remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza.
- Os trabalhos publicados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião da Revista da CGU.
- A responsabilidade por eventuais plágios, fraudes ou imprecisões são de responsabilidade dos autores.
- O responsável pela submissão declara, sob as penas da Lei, que a informação sobre a autoria do trabalho é absolutamente completa e verdadeira.
Destacam-se, ainda, os demais itens relacionados às Políticas Editoriais, em especial sobre a Missão e Escopo, Ética da Publicação, Processo de Avaliação pelos Pares e Política de Acesso Livre.