Inteligência Artificial no Combate à Fraude e Corrupção: A experiência da Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro

Autores

  • Dalton Henrique Mota Ibere Gilson Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro
  • Gustavo de Avellar Bramili Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.36428/revistadacgu.v15i27.531

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Big Data, Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro, Detecção de Fraude, Combate à Corrupção

Resumo

Este artigo relata as etapas que estão sendo realizadas pela Controladoria Geral do Município do RJ para desenvolver ferramentas customizadas de Inteligência Artificial e planejar a sua utilização na análise de bases de dados grandes e semi-estruturados ( Big Data ) para a detecção de fraudes, corrupção  e demais atos ímprobos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dalton Henrique Mota Ibere Gilson, Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro

    Servidor da Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro desde 2016, ocupa o cargo de Coordenador-Técnico da Subcontroladoria de corregedoria.

    Graduado em Administração de Empresas e em Ciências Contábeis, pós-graduado em Finanças e Mestre em Finanças e Economia Empresarial pela EPGE, FGV –RJ.

    É professor de pós-graduação (MBA) em Finanças Corporativas da FGV desde 2005, ministrando aulas ininterruptamente há 18 anos.

  • Gustavo de Avellar Bramili, Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro

    Servidor de carreira, Gustavo de Avellar Bramili iniciou a sua trajetória na vida pública em 1992, ao ingressar na Prefeitura do Rio de Janeiro através de concurso público. Ao longo desses 30 anos de carreira, Bramili transitou por todos os níveis hierárquicos da Auditoria Geral da Controladoria Geral do Município do Rio, ocupando por 26 anos cargos de chefia.

    Ainda foi Coordenador Geral da Central 1746, Transparência Rio e Sistema Municipal de Ouvidoria, entre outras atividades desenvolvidas como gestor. Desde janeiro de 2021, ocupa o cargo de Controlador Geral da CGM-Rio.

    Graduado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Auditoria e Controladoria, Bramili ainda é especializado em Auditoria de Programas, Processos e Projetos, já tendo exercido o cargo de professor universitário em cursos de Graduação e Pós-Graduação.

Referências

Turing, Alan (1950). Computing machinery and intelligence, Mind no49, pp 433-460

United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. UNESCO (2022) Recommendations on The Ethics of Artificial Intelligence. Paris, recuperado de https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000381137

West, Darrel (2021, 10 de setembro). Using AI to Reduce Government Fraud. Recuperado de https://www.brookings.edu/research/using-ai-and-machine-learning-to-reduce-government-fraud/

Downloads

Publicado

07/07/2023

Edição

Seção

Ciência de Dados na Administração Pública: Desafios e Oportunidades (compl.)

Como Citar

Inteligência Artificial no Combate à Fraude e Corrupção: A experiência da Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro. Revista da CGU, [S. l.], v. 15, n. 27, 2023. DOI: 10.36428/revistadacgu.v15i27.531. Disponível em: https://revista.cgu.gov.br/Revista_da_CGU/article/view/531.. Acesso em: 30 out. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 243

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.