Ciência de Dados no Controle Social em Educação

Autores

  • Glleddson Fryttys Menezes Leite Controladoria-Geral da União
  • Hugo Leonardo Tosto Cuoco

DOI:

https://doi.org/10.36428/revistadacgu.v14i26.551

Palavras-chave:

Business Intelligence. Educação Básica. Comparabilidade. Machine Learning. SIOPE.

Resumo

O presente relatório técnico descreve o processo de desenvolvimento utilizado para a implementação da ferramenta de Business Intelligence sobre os dados das despesas com educação básica, utilizando como base os dados do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação – SIOPE. Apresentam-se, ainda, as oportunidades que surgiram diante da utilização de uma metodologia ágil e como isso pode trazer vantagens nos casos em que não há um grande domínio sobre o negócio, facilitando, inclusive, a comunicação entre as partes. Por fim, descreve a ferramenta no estágio atual e apresenta os subprodutos que foram construídos com os resultados do pré-processamento.

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Referências

• BRASIL. Controladoria Geral da União. Relatório de Avaliação nº 201900353. 2019. Disponível em: <https://auditoria.cgu.gov.br/>. Acesso em: 18 jul. 2022.

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Publicado

2022-12-20

Como Citar

LEITE, G. F. M.; TOSTO CUOCO, H. L. Ciência de Dados no Controle Social em Educação. Revista da CGU, [S. l.], v. 14, n. 26, 2022. DOI: 10.36428/revistadacgu.v14i26.551. Disponível em: https://revista.cgu.gov.br/Revista_da_CGU/article/view/551. Acesso em: 28 jan. 2023.

Edição

Seção

Ciência de Dados na Administração Pública: Desafios e Oportunidades