Ciência de Dados no Controle Social em Educação
DOI:
https://doi.org/10.36428/revistadacgu.v14i26.551Palavras-chave:
Business Intelligence. Educação Básica. Comparabilidade. Machine Learning. SIOPE.Resumo
O presente relatório técnico descreve o processo de desenvolvimento utilizado para a implementação da ferramenta de Business Intelligence sobre os dados das despesas com educação básica, utilizando como base os dados do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação – SIOPE. Apresentam-se, ainda, as oportunidades que surgiram diante da utilização de uma metodologia ágil e como isso pode trazer vantagens nos casos em que não há um grande domínio sobre o negócio, facilitando, inclusive, a comunicação entre as partes. Por fim, descreve a ferramenta no estágio atual e apresenta os subprodutos que foram construídos com os resultados do pré-processamento.
Downloads
Referências
• BRASIL. Controladoria Geral da União. Relatório de Avaliação nº 201900353. 2019. Disponível em: <https://auditoria.cgu.gov.br/>. Acesso em: 18 jul. 2022.
• GALARNYK, M. Understanding Boxplots. 2018. Disponível em: <https://towardsdatascience.com/understanding-boxplots-5e2df7bcbd51>. Acesso em 18 jul. 2022.
• FACELI, K. et al. Inteligência Artificial: Uma Abordagem de Aprendizado de Máquina, 2ª Ed, Rio de Janeiro : LTC, 2021.
• SARQUIS, R. W., Afinal, o que se busca é comparabilidade ou uniformidade? Revista Mineira de Contabilidade, Belo Horizonte, v. 22, n. 2, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista da CGU

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista da CGU segue a uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY), que permite o uso e compartilhamento dos trabalhos publicados, desde que se atribua crédito aos autores e fontes. Os conteúdos publicados até 2019 contam com permissão genérica para uso e compartilhamento com indicação obrigatória de autoria e fonte.
Ressaltamos alguns pontos essenciais e não exaustivos relacionados:
- A submissão da contribuição implica compromisso de não a submeter a outro periódico e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
- A submissão da contribuição implica também que os autores concordam com a publicação, sem que disso resulte remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza.
- Os trabalhos publicados são de responsabilidade dos autores, não representando, necessariamente, a opinião da Revista da CGU.
- A responsabilidade por eventuais plágios, fraudes ou imprecisões são de responsabilidade dos autores.
- O responsável pela submissão declara, sob as penas da Lei, que a informação sobre a autoria do trabalho é absolutamente completa e verdadeira.
Destacam-se, ainda, os demais itens relacionados às Políticas Editoriais, em especial sobre a Missão e Escopo, Ética da Publicação, Processo de Avaliação pelos Pares e Política de Acesso Livre.