Relato de experiência de uma Controladoria-Geral: o enfrentamento à COVID-19 pelo Município de João Pessoa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36428/revistadacgu.v15i28.642

Palavras-chave:

controladoria, controle interno governamental, COVID-19

Resumo

O presente relato de experiência identificou os aspectos implementados pela Controladoria-Geral do Município de João Pessoa que contribuíram para o enfrentamento à COVID-19 pela Gestão Municipal. Por meio de abordagem qualitativa, com coleta de dados baseada em normativos, relatórios de Prestação de Contas e relatórios com rankings de transparência para as aquisições emergenciais destinadas ao enfrentamento da Covid-19, procedeu-se a análise interpretativista, considerando a perspectiva de ex-controladores que estiveram à frente desse órgão. O relato de experiência demonstrou que os aspectos implementados pela CGM-JP que contribuíram para o enfrentamento à COVID-19 pela Gestão Municipal foram consequências de um trabalho iniciado com a criação do órgão, sua  reestruturação e a adequação, em  termos de recursos humanos, infraestrutura, tecnologia, destacando-se o lançamento de um novo Portal de Transparência com reconhecimento nacional, além de normativos e ações de controle, que auxiliaram de forma decisiva para o accountability, transparência  e o exercício do controle social.

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Publicado

09/27/2023

Edição

Seção

Auditoria Interna Governamental: Análise, Discussão e Persp. no Espaço Lusófono

Como Citar

Relato de experiência de uma Controladoria-Geral: o enfrentamento à COVID-19 pelo Município de João Pessoa. Revista da CGU, [S. l.], v. 15, n. 28, 2023. DOI: 10.36428/revistadacgu.v15i28.642. Disponível em: https://revista.cgu.gov.br/Revista_da_CGU/article/view/642.. Acesso em: 28 abr. 2024.

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